A construção da atual fundamentação do pensamento biblioteconômico-informacional nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil

Autores

  • Priscila de Souza Figueira Cervo Unirio
  • Gustavo Silva Saldanha IBICT - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245242.127-164

Palavras-chave:

Biblioteconomia e Ciência da Informação - Brasil, Epistemologia, Ensino, Estrutura curricular, Fundamentação biblioteconômico-informacional.

Resumo

O trabalho discutiu a epistemologia biblioteconômico-informacional no Brasil a partir de uma perspectiva documental estruturada na análise de matrizes curriculares, ementas e planos de estudo. O objetivo geral foi compreender a construção dos fundamentos teóricos do campo, tendo como ponto de partida as disciplinas voltadas para a fundamentação dos cursos brasileiros de graduação. Como objetivos específicos, almejou-se: a. discutir a condição quali e quantitativa da fundamentação em Biblioteconomia & Ciência da Informação no Brasil hoje; b. identificar os conceitos centrais da fundamentação biblioteconômico-informacional a partir de ementas; c. mapear as autoridades bibliográficas presentes em tal fundamentação a partir das referências bibliográficas dos planos de estudos; d. mapear as fontes bibliográficas centrais a partir dos planos de estudos. A pesquisa, de natureza teórica, baseada em fontes documentais, atravessou as seguintes etapas metodológicas: em primeiro lugar, coleta documental nos portais eletrônicos em rede das universidades e por solicitações diretas; em segundo lugar, análise e discussão dos dados via esquemas comparativos, estabelecidos a partir variáveis constituídas no diálogo entre o referencial teórico e as características das fontes. Os resultados demonstraram a atual heterogeneidade dos processos de teorização biblioteconômico-informacional no país, além de identificar a correlação assertiva com as hipóteses de aprofundamentos epistemológicos e de expansão do debate teórico no campo.

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Biografia do Autor

Priscila de Souza Figueira Cervo, Unirio

Estudos teóricos epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Graduada em Biblioteconomia.

Gustavo Silva Saldanha, IBICT - UNIRIO

Doutor em Ciênica da Informação pelo PPGCI IBICT UFRJ

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Publicado

2018-04-19

Como Citar

CERVO, P. de S. F.; SALDANHA, G. S. A construção da atual fundamentação do pensamento biblioteconômico-informacional nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 127–164, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245242.127-164. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/75293. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo