A Economia Solidária em Ciência da Informação: interrelações e atuações possíveis

Autores

  • Fabricio Foresti UFSC
  • Angel Freddy Godoy Viera UFSC
  • Elizete Vieira Vitorino UFSC
  • Gregório Varvakis UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245242.165-187

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Economia Solidária, Competência em Informação.

Resumo

A Economia Solidária é uma alternativa de produção e consumo para reduzir as desigualdades sociais, um movimento internacional que emerge com outros temas contemporâneos. A pesquisa bibliográfica exploratória objetiva verificar como o tema da Economia Solidária situa-se nos estudos realizados em Ciência da Informação, bem como explorar os pontos em comum entre a competência em informação e a Economia Solidária. Os resultados mostram que o tema da Economia Solidária ainda é uma novidade em Ciência da Informação, contudo, outros temas correlatos apresentam produção científica considerável, que explora o potencial da informação no contexto econômico-sustentável. Mostram que existe convergência entre os ideais e os princípios da competência em informação e da Economia Solidária. Conclui-se que os profissionais da informação podem atuar de muitas formas diante da Economia Solidária, destacadamente com trabalhos relacionados ao desenvolvimento de competência em informação e por meio da realização de mais pesquisas sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Foresti, UFSC

Doutorando em Ciência da Informação. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Bacharel em Biblioteconomia UFSC (2006). Possui larga experiência na área de Arquivologia. É programador e web designer. Possui trabalhos em gestão da informação e conhecimento. Poeta e músico amador.

Angel Freddy Godoy Viera, UFSC

Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Recuperação Inteligente de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação da informação, aprendizagem de máquina, deep learning, mineração de texto, mineração de dados e processamento de linguagem natural.

Elizete Vieira Vitorino, UFSC

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD). Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Biblioteconomia. Atua principalmente nas seguintes áreas: organização e tratamento da informação, profissionais da informação, metodologia científica, metodologia da pesquisa, educação a distância e competência em informação. Atualmente, é Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas pesquisas, disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação (information literacy). É líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC. Concluiu estágio pós-doutoral, financiado pela CAPES, na Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 (Processo: BEX 2398/14-1).

Gregório Varvakis, UFSC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

Referências

ALBAGLI, Sarita. A nova centralidade do imaterial e o desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 104-116, jan./abr. 2009.

ALBAGLI, Sarita; PIRES, Vladimir Sibylla. Estratégias empresariais, dinâmicas informacionais e identidade de marca na economia criativa. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 109-122, 2012.

ANDION, Carolina. A gestão no campo da economia solidária: particularidades e desafios. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 9, n. 1, mar. 2005.

BORGES, Jussara; SILVA, Helena Pereira da. Democracia eletrônica e competência informacional. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 129-137, 2006.

BRASIL. Ministério do trabalho e emprego. Portaria n. 2.060 de 30 de dez. de 2014. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 8 de jan. de 2015.

BRASIL. Ministério do trabalho e emprego. Portal do trabalho e emprego. [Brasília, 2014a].

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Sistema de Informações em Economia Solidária. O que é o SIES? [Brasília, 2014b].

COOPERATIVAS DE LAS AMÉRICAS. Región de Alianza Cooperativa Internacional. Estatísticas cooperativas. c2015.

CENTRO DE ESTUDOS e Pesquisas em Economia Pública e Social. Seção Brasil. Campinas, [2017].

CIRANDAS: a rede social econômica da Economia Solidária. [2014].

DEMO, Pedro. Ambivalências da Sociedade da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, maio/ago. 2000.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p.23-35, jan./abr. 2003.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. O bibliotecário como agente de transformação em uma sociedade complexa: integração entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e inclusão social. Ponto de Acesso, Salvador, v. 1, n. 1, p. 88-98, jan./jun. 2007.

DURIGAN, Gisele Mara; MORENO, Nádina Aparecida. O fluxo e a demanda de informação: a busca pelo ponto de equilíbrio na sociedade da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 7, n. 2, 2013.

FONSECA, Reuber da Silva; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Representações de empreendimentos econômicos solidários sobre a Internet. Transinformação, Campinas, v. 23, n. 3, p. 195-206, 2011.

FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2014.

FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de. A problemática da economia solidária: um novo modo de gestão pública? Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, mar. 2004.

FREIRE, Isa Maria. Sobre a temática “responsabilidade social” na literatura da ciência da informação indexada pela brapci. Logeion: filosofia da informação, v. 1, n. 1, p. 59-76, 2014.

FURNIVAL, Ariadne Chloë. Desenvolvimento sustentável e a sociedade da informação: uma parceria natural? Transinformação, Campinas, v. 12, n. 1, p. 73-82, jan./jun. 2000.

GAIGER, Luiz Inácio Germany. A economia solidária e o projeto de outra mundialização. Dados, Rio de Janeiro, v. 47, n. 4, 2004.

GODOY VIERA, Angel Freddy ; FORESTI, Fabricio. Informação e conhecimento na Economia Solidária. Biblios, n. 62, 2016.

HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004. 237 p.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Competência. In: HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 775

INTERNATIONAL CO-OPERATIVE ALLIANCE. Aims and goals. Brussels, 2015.

KUYVEN, Patricia Sorgatto; KAPPES, Sylvio Antônio. II Mapeamento da Economia Solidária Região Sul, Resultados do segundo Mapeamento Nacional. Coordenação: Luiz Inácio Gaiger. São Leopoldo, Brasil, 2013.

LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; MARTINS, Taliana da Silva. Os programas de inclusão digital do Governo Federal sob a óptica da competência informacional. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 82-99, mar. 2009.

MELO, Ana Virginia Chaves de; ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 185-201, maio/ago. 2007.

MANTOVANI, Camila Maciel Campolina Alves; MOURA, Maria Aparecida. Informação, interação e mobilidade. Informação e Informação, Londrina, v. 17, n. 2, p. 55-76, maio/ago. 2012.

ORELO, Eliane Rodrigues Mota; CUNHA, Miriam Figueiredo Vieira da. O bibliotecário e a competência informacional. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 23, n. 1, 2013.

PERES, Mônica Regina. Competência informacional: educação e sociedade. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 4, n. 1, 2011.

SILVA, Helena Pereira da et al., Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 28-36, jan./abr. 2005.

SINGER, Paul. Economia solidária versus economia capitalista. Sociedade e Estado, Brasília/DF, v.16, n. 1-2, p. 100-112, 2001.

SINGER, Paul. Desenvolvimento capitalista e desenvolvimento solidário. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 7-22, 2004.

SUGAHARA, Cibele Roberta; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Fluxo de informação na perspectiva do ambiente em rede. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 11, n. 2, 2013.

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da Competência Informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011.

VITORINO, Elizete Vieira; ORELO, Eliane Rodrigues Mota. A dimensão estética da competência informacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2013. Pôster apresentado no GT 6: Informação, Educação e Trabalho.

Downloads

Publicado

2018-04-19

Como Citar

FORESTI, F.; GODOY VIERA, A. F.; VITORINO, E. V.; VARVAKIS, G. A Economia Solidária em Ciência da Informação: interrelações e atuações possíveis. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 165–187, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245242.165-187. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/74984. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)