Análise do discurso turístico da Serra Gaúcha

Autores

  • Edegar Luis Tomazzoni ECA/USP

Palavras-chave:

Análise do discurso, turismo, poder econômico, mídia, realidade, Serra Gaúcha

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do discurso do turismo considerando suas diversas manifestações. Essa análise possibilita entender que o discurso é fator de constituição da realidade do turismo. Por outro lado, o discurso do turismo seria um modelo que reflete a ação social dos atores da economia centrada no mercado, desconsiderando as necessidades das comunidades receptoras. O discurso descreve e explica o turismo, justificando sua importância e considerando-o uma fonte de lazer, prazer e uma alternativa de desenvolvimento econômico por meio da inclusão social. Ao se enfatizar os aspectos positivos e as cifras do seu desempenho, por meio do discurso, se evidencia a relevância econômica do turismo. Para fundamentar essas questões, este artigo analisa matérias do jornal Zero Hora sobre situações pontuais de contextos geográficos da Serra Gaúcha, como a Região das Hortênsias, a Região da Uva e do Vinho e os Campos de Cima da Serra.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edegar Luis Tomazzoni, ECA/USP

Doutorando em Ciências da Comunicação com Linha de Pesquisa em Turismo da USP - Universidade de São Paulo - ECA - Escola de Comunicação e Artes. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2007-03-02

Como Citar

TOMAZZONI, E. L. Análise do discurso turístico da Serra Gaúcha. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 339–365, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/41. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo