Análise do discurso turístico da Serra Gaúcha
Palavras-chave:
Análise do discurso, turismo, poder econômico, mídia, realidade, Serra GaúchaResumo
Este artigo apresenta uma análise do discurso do turismo considerando suas diversas manifestações. Essa análise possibilita entender que o discurso é fator de constituição da realidade do turismo. Por outro lado, o discurso do turismo seria um modelo que reflete a ação social dos atores da economia centrada no mercado, desconsiderando as necessidades das comunidades receptoras. O discurso descreve e explica o turismo, justificando sua importância e considerando-o uma fonte de lazer, prazer e uma alternativa de desenvolvimento econômico por meio da inclusão social. Ao se enfatizar os aspectos positivos e as cifras do seu desempenho, por meio do discurso, se evidencia a relevância econômica do turismo. Para fundamentar essas questões, este artigo analisa matérias do jornal Zero Hora sobre situações pontuais de contextos geográficos da Serra Gaúcha, como a Região das Hortênsias, a Região da Uva e do Vinho e os Campos de Cima da Serra.
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