As inovações nas telecomunicações e as novas identidades trabalhistas

Autores

  • Natalia Aruguete Universidad Nacional de Quilmes
  • Marisa Duarte Universidad de Buenos Aires

Palavras-chave:

Telecomunicações. Privatização. Trabalhadores.

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar as modificações na política trabalhista do setor de telecomunicações considerando a visão que os trabalhadores têm dela. Desta maneira, buscar-se-á contestar a quase nula ou distorcida cobertura midiática que mereceu a problemática da gestão da força de trabalho durante o processo de reestruturação que o setor atravessou. O estudo é baseado na informação estatística e nas entrevistas em profundidade feitas com os trabalhadores das companhias telefônicas que operam na Argentina. A vivência que acompanha os trabalhadores - despedidos ou não - é a de que a privatização implicou na desestabilização e fragmentação de um modo de vida estruturado a partir da identidade e da cultura do trabalho. Essa perda do sentido de uma ética onde o trabalho é sinônimo de realização pessoal foi vivida pelos trabalhadores como humilhação e falta de respeito em relação às suas trajetórias profissionais, uma desvalorização do seu saber, falta de reconhecimento pessoal e social do seu trabalho e uma persistência na incerteza sobre o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Aruguete, Universidad Nacional de Quilmes

Investigadora del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) y de la Universidad Nacional de Quilmes. Doctorando en Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Quilmes, Argentina

Marisa Duarte, Universidad de Buenos Aires

Doctoranda en Sociología en la Universidad de Barcelona Investigadora de la Universidad de Buenos Aires

Downloads

Publicado

2007-03-02

Como Citar

ARUGUETE, N.; DUARTE, M. As inovações nas telecomunicações e as novas identidades trabalhistas. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 321–337, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/35. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo