Projeto BIOS: a fotografia como elemento de percepção, visão e interferência nas questões ambientais

Autores

  • Mário Bittencourt Monteiro

Palavras-chave:

Fotografia ambiental, percepção visual, preservação ambiental, educação ambiental

Resumo

Objetiva-se com este artigo, apresentar o Projeto BIOS, que vem sendo desenvolvido há mais de seis anos pelo Núcleo de Fotografia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS), como uma atividade de pesquisa e extensão, junto à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, e mais recentemente junto às escolas municipais de 1º. e 2º. Graus de São José dos Ausentes, RS . Apresenta as suas linhas de ação, que priorizam a colocação da Fotografia como vetor principal de apoio à Educação Ambiental junto a diversos públicos. Também discorre sob que forma a Fotografia está sendo aplicada, abrangendo suas questões teórico-filosóficas, suas interferências no desenvolvimento de maiores estágios das percepções, leitura e críticas às questões ambientais alcançadas pelos públicos envolvidos. Concomitante a isso, versa sobre as maneiras como vem sendo desenvolvida e aplicada a Teoria dos Universos Circundantes (MONTEIRO, 2000), enquanto método de percepção ambiental e obtenção fotográfica, nos trabalhos de fotografia ambiental e fotografia biológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Bittencourt Monteiro

Fotógrafo e Designer. Consultor em Fotografia da FABICO/UFRGS. Coordenador do Núcleo de Fotografia da FABICO/UFRGS. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

MONTEIRO, M. B. Projeto BIOS: a fotografia como elemento de percepção, visão e interferência nas questões ambientais. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 359–372, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/101. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos