Mineração de textos científicos: análise de artigos de periódicos científicos brasileiros da área de Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245271.237-262Palavras-chave:
Estudos Métricos da Informação, Descoberta de conhecimento em bases de dados, Mineração de texto, Mineração de textos científicos, Ciência da InformaçãoResumo
Este trabalho analisa artigos de periódicos científicos brasileiros da área de Ciência da Informação sobre a mineração de textos e descoberta de conhecimento em textos. Os artigos analisados são indexados pela Brapci ou Scielo e contêm os termos compostos mineração de texto ou descoberta de conhecimento nos metadados, além de abordarem especificamente a aplicação de técnicas de mineração de textos. A metodologia da pesquisa é de natureza exploratória, bibliográfica, e quali-quantitativa, pautada nos procedimentos de estudo métrico e análise de conteúdo. Como resultados, discute-se a distribuição temporal dos trabalhos, as entidades de afiliação dos autores, além de caracterizar os procedimentos metodológicos e resultados dos trabalhos relativos à mineração de textos científicos. Conclui-se que ao longo de 18 anos, 28 trabalhos foram publicados sobre a extração de conhecimento por meio da mineração de textos. Dentre estes, 13 tratam da mineração de textos científicos, dos quais nove tem natureza aplicada, sendo esses analisados mais profundamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.