Comunicação em saúde sobre HIV/Aids: mapeamento bibliométrico de artigos científicos internacionais (2007-2017) e caracterização dos artigos de acesso aberto (2017)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245263.173-195Palavras-chave:
Produção científica, HIV, AIDS, Bibliometria, Comunicação em Saúde.Resumo
O tema do Human Immunodeficiency Virus (HIV) e da Acquired Immunodeficiency Syndrome (Aids) está nas agendas políticas e científicas de diversos países. A comunicação em saúde é um componente contemplado nas diretrizes de prevenção do HIV/Aids. Este estudo apresenta uma análise de artigos científicos internacionais na temática da comunicação em saúde sobre HIV/Aids, publicados entre 2007 e 2017. Especificamente, tem como objetivo: (i) apresentar o mapeamento bibliométrico do período supracitado; (ii) caracterizar as publicações de acesso aberto do ano de 2017. Adotamos o procedimento metodológico: (1) definição das bases de dados (WoS/Clarivate Analytics, PubMed e Scopus); (2) composição da amostra do estudo (tipologia de artigos e título como campo de busca); (3) criação da estratégia de busca, coleta de dados e tratamento das informações no software Vantage Point; (4) mapeamento bibliométrico dos 245 artigos encontrados, segundo os campos: ano de publicação; país de origem da instituição de filiação do primeiro autor; revistas; instituições de filiação dos autores e coautores; (5) caracterização dos 13 artigos de acesso aberto no ano de 2017, evidenciando as revistas em que os artigos foram publicados, os temas neles abordados e as metodologias adotadas nas pesquisas. O mapeamento bibliométrico revelou a desigualdade na produção do conhecimento científico, prevalecendo as publicações oriundas de países da América do Norte, Europa e África. A análise dos 13 estudos publicados no ano de 2017 demonstra que as redes sociais e sites institucionais são fontes auxiliares na busca de informação sobre o HIV e sobre a Aids, sendo priorizada a relação entre profissionais de saúde para o engajamento de pacientes. As ações intersetoriais promovidas por lideranças políticas e comunitárias também se destacam no enfrentamento do HIV.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cátia Cândida de; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Produção científica brasileira sobre o indicador “Fator de Impacto”: um estudo nas bases SciELO, Scopus e Web of Science. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 62-77, 2019.
CHINTENDE, Grace Nsangwe; SITALI, Doreen; MICHELO, Charles; MWEEMBA, Oliver. Situational analysis of communication of HIV and AIDS informationtopersonswith visual impairment: a case of Kang’ongaProduction Centre in Ndola, Zambia. BMC Research Notes, Londres, v. 10, n. 150, p. 3-12, 2017.
DAVE, Gaurave; RITCHWOOD, Tiarney; YOUNG, Tiffany; ISLER, Malika Roman; BLACK, Adina; AKERS, Aletha; GIZLICE, Ziya; BLUMENTHAL, Connie; ATLEY, Leslie; WYNN, Mysha; STITH, Doris; CENE, Crystal; ELLIS, Danny; CORBIE-SMITH, Giselle. Evaluating Teach one reach one-a risk reduction intervention to enhance adult-youth communication about sex and reduce the burden of HIV/STI. American Journal of Health Promotion, Washington, v. 31, n. 6, p. 465-475, 2017.
FRAY, Niasha A.; CALDWELL, Kia Lilly. Communication between Middle SES Black Women and Healthcare Providers about HIV Testing. Journal of the National Medical Association, Washington, v. 109, n. 2, p. 115-125, 2017.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GUEDES, Vânia; BORSCHIVER, Suzana. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: CINFORM: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais [...]. Salvador: ICI/UFBA, 2005. p. 1-18.
HURLEY, Emily; HARVEY, Steven; KEITA, Miriam; KENNEDY, Caitlin; ROTER, Debora; DAO, Sounkalo; DOUMBIA, Seydou; WINCH, Peter. Patient-provider communication styles in HIV treatment programs in Bamako, Mali: a mixed-methods study to define dimensions and measure patient preferences. Social Science & Medicine - Population Health,Londres, v. 3, p. 539-548, 2017.
JOB, Ivone. Bibliometria aplicada aos estudos do campo da Educação Física: confiabilidade, qualidade e relevância nas publicações. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 54, p. 18-34, 2018.
KARAN, Abraar; HARTFORD, Emily; COATES, Thomas. The potential for political leadership in HIV/AIDS communication campaigns in Sub-Saharan Africa. Global Health Action, Philadelphia, v. 10, n. 1, p. 1-7, 2017.
KLASSEN, Benjamin; LACHOWSKY, Nathan J.; LIN, Sally Yue; EDWARDS, Joshua B.; CHOWN, Sarah A.; HOGG, Robert S.; MOORE, David M.; ROTH, Eric A. Gay Men’s understanding and education of new HIV prevention technologies in Vancouver, Canada. Qualitative Health Research, Newbury Park, v. 27, n. 12, p. 1775-1791, 2017.
LIN, Carolyn A.; ROY, Deya; DAM, Linda; COMAN, Emil N. College students and HIV testing: cognitive, emotional self-efficacy, motivational and communication factors. Journal of Communication in Healthcare, Oxford, v. 10, n. 4, p. 250-259, 2017.
MABUTO, Tonderai; CHARALAMBOUS, Salomé; HOFFMANN, Christopher J. Effective Interpersonal Health Communication for Linkageto Care After HIV Diagnosis in South Africa. Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes, [s. l.], v. 74, p. S23-S28, 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARHEFKA, Stephanie L.; GREEN, Shana M.; SHARMA, Vinita; MELLINS, Claude A. “They said ‘be careful’”: sexual health communication sources and messages for adolescent girls living with perintally-acquired HIV infection. AIDS Care, London, v. 29, n. 10, p. 1265-1269, 2017.
MARQUES, Adrielle de A. A bibliometria: reflexões para comunicação científica na Ciência da Comunicação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33, 2010, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: Intercom, 2010. p. 1-10.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Pistas para entre-ver meios e mediações. In: MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. p. 11-21.
MATTHEWS, Lynn T.; BURNS, Bridget F.; BAJUNIRWE, Francis; KABAKYENGA, Jerome; BWANA, Mwebesa; NG, Courtney; KASTNER, Jasmine; KEMBABAZI, Annet; SANYU, Naomi; KUSASIRA, Adrine; HABERER, Jessica E.; BANGSBERG, David R.; KAIDA, Angela. Beyond HIV-serodiscordance: partnership communication dynamics that affect engagement in safer conception care. Plos One, San Francisco,v. 12, n. 9, p. 1-17, 2017.
NYATSANZA, Tarsisio; WOOD, Lesley. Problematizing official narratives of HIV and AIDS education in Scotland and Zimbabwe. Journal of Social Aspects of HIV/AIDS, Pinelands, v. 14, n. 1, p. 185-192, 2017.
PUCCINI, Lucas Rebelo Silva; GIFFONI, Mara Gonçalves Pinto; SILVA, Leoni Ferreira da; UTAGAWA, Cláudia Yamada. Comparativo entre as bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico como foco na temática Educação Médica. CadernosUniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 28, p. 75-82, 2015.
ROCHAT, Tamsen J.; MITCHELL, Joanie; LUBBE, Anina M.; STEIN, Alan; TOMLINSON, Mark; BLAND, Ruth M. Communication about HIV and death: maternal reports of primary school-aged children's questions after maternal HIV disclosure in rural South Africa. Social Science & Medicine, Oxford, v. 172, p. 124-134, 2017.
RODRIGUES, Rosângela Schwarz; OLIVEIRA, Aline Borges de. Periódicos científicos na America Latina: títulos em acesso aberto indexados no ISI e SCOPUS. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 77-99, 2012.
TILLY, Charles. O acesso desigual ao conhecimento científico. Tempo Social, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 47-63, 2006.
UNAIDS. UNAIDS data 2019: reference. Geneva: UNAIDS, 2019a.
UNAIDS. Global AIDS update 2019: communities at the centre. Geneva: UNAIDS, 2019b.
WIDMAN, L.; GOLIN, C. E.; KAMKE, K.; MASSEY, J.; PRINSTEIN, M. J. Feasibility and acceptability of a web-based HIV/STD prevention program for adolescent girls targeting sexual communication skills. Health Education Research, Oxford, v. 32, n. 4, p. 343-352, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Iaralyz Fernandes Farias, Ana Margarida Ribeiro do Amaral, Vitor Hugo Martins, Adriana Kelly Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.