Comunicação em saúde sobre HIV/Aids: mapeamento bibliométrico de artigos científicos internacionais (2007-2017) e caracterização dos artigos de acesso aberto (2017)

Iaralyz Fernandes Farias, Ana Margarida Ribeiro do Amaral, Vitor Hugo Martins, Adriana Kelly Santos

Resumo


O tema do Human Immunodeficiency Virus (HIV) e da Acquired Immunodeficiency Syndrome (Aids) está nas agendas políticas e científicas de diversos países. A comunicação em saúde é um componente contemplado nas diretrizes de prevenção do HIV/Aids. Este estudo apresenta uma análise de artigos científicos internacionais na temática da comunicação em saúde sobre HIV/Aids, publicados entre 2007 e 2017. Especificamente, tem como objetivo: (i) apresentar o mapeamento bibliométrico do período supracitado; (ii) caracterizar as publicações de acesso aberto do ano de 2017. Adotamos o procedimento metodológico: (1) definição das bases de dados (WoS/Clarivate Analytics, PubMed e Scopus); (2) composição da amostra do estudo (tipologia de artigos e título como campo de busca); (3) criação da estratégia de busca, coleta de dados e tratamento das informações no software Vantage Point; (4) mapeamento bibliométrico dos 245 artigos encontrados, segundo os campos: ano de publicação; país de origem da instituição de filiação do primeiro autor; revistas; instituições de filiação dos autores e coautores; (5) caracterização dos 13 artigos de acesso aberto no ano de 2017, evidenciando as revistas em que os artigos foram publicados, os temas neles abordados e as metodologias adotadas nas pesquisas. O mapeamento bibliométrico revelou a desigualdade na produção do conhecimento científico, prevalecendo as publicações oriundas de países da América do Norte, Europa e África. A análise dos 13 estudos publicados no ano de 2017 demonstra que as redes sociais e sites institucionais são fontes auxiliares na busca de informação sobre o HIV e sobre a Aids, sendo priorizada a relação entre profissionais de saúde para o engajamento de pacientes. As ações intersetoriais promovidas por lideranças políticas e comunitárias também se destacam no enfrentamento do HIV.


Palavras-chave


Produção científica; HIV; AIDS; Bibliometria; Comunicação em Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245263.173-195



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Google Scholar, Instagram, TwitterFacebook.

Classifica ção Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)