Interfaces disciplinares selecionadas da gestão do conhecimento: características, contribuições e reflexões

Autores

  • Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares Universidade de Brasília
  • Jainne Aragão Agência Nacional de Vigilância Sanitária
  • Ângelo José Penna Machado Centro Universitário ICESP de Brasília
  • Cleids Maria Lisbôa Cardoso Soares Centro Universitário de Brasília
  • Tácito Furtado Silva Intelit Processos Inteligentes
  • Mariana Giubertti Guedes Greenhalgh Biblioteca Nacional de Brasília
  • Eduardo Wallier Vianna Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.132-160

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Interdisciplinaridade, Interfaces, Fundamentos teóricos, Paradigmas da gestão do conhecimento, Paradigmas de Sagsan, Camadas da gestão do conhecimento

Resumo

Analisa a contribuição de disciplinas estruturantes da gestão do conhecimento a partir da abordagem dos quatro paradigmas de Sagsan. Nesta perspectiva, a amplitude interdisciplinar da gestão do conhecimento é revelada, dando a possibilidade de conhecer seus fundamentos teóricos. Optou-se por analisar as ciências cognitivas, representando o paradigma humanista; a estatística, representando o paradigma sociotécnico; a administração e economia, representando o paradigma organizacional e a segurança da informação digital, representando o paradigma tecnológico. A metodologia utilizada foi revisão de literatura no período de 2008 a 2018 sobre as interfaces disciplinares da gestão do conhecimento em documentos recuperados na base de dados Bielefeld Academic Search Engine (BASE), um dos maiores mecanismos de busca de informação científica do mundo, com mais de 140 milhões de documentos indexados de mais de 6.000 fontes, sendo cerca de 60% em acesso aberto. Os resultados apontam que o futuro da gestão do conhecimento dependerá ainda mais dos avanços obtidos nas disciplinas em estudo.

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Biografia do Autor

Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares, Universidade de Brasília

Professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), desde 2006, onde ocupou os cargos de Coordenadora do Curso de Graduação em Museologia de abril de 2010 a abril de 2012 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf/UnB) de junho de 2012 a janeiro de 2014. Atualmente é Coordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia (2018). Pós-doutora em Sistemas Cognitivos pela Escola Superior de Tecnologia i Ciències Experimentals da Universitat Jaume I, Espanha. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e pela Université du Sud Toulon-Var (Doctorat de Sciences de l´Information et de la Communication) em regime de cotutela em 2010. Especialista em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em 2001. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1997) e Graduada em Engenharia Mecânica (1990) pela mesma universidade.

Jainne Aragão, Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Mestrado em Ciência da Informação (2018) e graduação em Biblioteconomia, ambos pela Universidade de Brasília(2014).

Ângelo José Penna Machado, Centro Universitário ICESP de Brasília

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Presidente Antônio Carlos (1992). Atualmente é professor das Faculdades ICESP de Brasília. É oficial da Reserva das Forças Armadas - Exército Brasileiro, onde atuou, desde 1993, na área de Gestão Pública e, entre 2000 a 2018, na área de licitações e contratos no Comando Logístico . Possui experiência docente, a partir de 1997, em cursos de graduação e pós graduação lato sensu em Administração e Contabilidade, nas áreas de Administração Pública, Teoria Geral da Administração, Administração de Materiais com ênfase em Logística, Organização Sistemas e Métodos, Metodologia de Pesquisa Científica, Gestão da Criatividade e da Inovação, Gestão de Projetos e orientação de trabalhos de conclusão de curso. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e pós graduação, nível especialização, em Logística e Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Participa como pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Saúde do Trabalhador das Faculdades de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Aluno especial do Doutorado na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UNB).

Cleids Maria Lisbôa Cardoso Soares, Centro Universitário de Brasília

Mestrado em Engenharia Elétrica (2015), Universidade de Brasília. Especialização em Gestão de Negócios Telecom. (2001), Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil. Graduação em Estatística (1995), Universidade de Brasília. Experiência na área de tecnologia da informação, com vasta experiência em gerência de projetos e coordenação de equipes multidiciplinares. Atuação em diversas áreas neste segmento com principal destaque às áreas de desenvolvimento, operação de TI e governança corporativa. Professora Universitária com experiência em docência nos cursos de Engenharia da Computação, Elétrica, Civil e Ciência da Computação. 

Tácito Furtado Silva, Intelit Processos Inteligentes

Possui graduação em Computação pela Universidade de Brasília (1982). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Experiência em operação e administração de serviços em Tecnologia da Informação, liderança de projetos complexos de Tecnologia da Informação, liderança de times de desenvolvimento de negócios e soluções em Tecnologia da Informação. Domínio e compreensão das necessidades e interações das organizações e a Tecnologia da Informação.

Mariana Giubertti Guedes Greenhalgh, Biblioteca Nacional de Brasília

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2009). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2017-) Dentre as áreas de interesse estão: Profissão bibliotecária, Mediação da Informação, Profissional da Informação, Comunicação da Informação, Desinformação, Gestão do Conhecimento, Sociologia do Conhecimento, Gestão da Informação, Dados Abertos, Biblioterapia, Ética, Biblioteca Escolar, Biblioteca Pública e Leitura.

Eduardo Wallier Vianna, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Possui Graduação em Aplicação e Planejamento pela Academia Militar das Agulhas Negras (1984) e Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fundação Educacional Dom André Arco Verde (1996). Mestrado (2015) e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2019) na subárea de gestão (segura) da Informação digital, com intercâmbio (sanduíche) na Universidade do Porto/Portugal. Dedica-se ao estudo, ensino e aplicação da gestão segura da Informação digital, do conhecimento estratégico e das tecnologias de informação, com ênfase nas áreas de: segurança da informação e comunicações, segurança cibernética, defesa cibernética e gestão de incidentes de segurança em rede de computadores. Atua como colaborador da Rede Nacional em Segurança da Informação e Criptografia (RENASIC), Pesquisador Associado da Escola Superior de Guerra (ESG) e Assessor Especial da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

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Publicado

2020-04-23

Como Citar

ALVARES, L. M. A. de R.; ARAGÃO, J.; MACHADO, Ângelo J. P.; SOARES, C. M. L. C.; SILVA, T. F.; GREENHALGH, M. G. G.; VIANNA, E. W. Interfaces disciplinares selecionadas da gestão do conhecimento: características, contribuições e reflexões. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 132–160, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.132-160. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/94524. Acesso em: 18 abr. 2024.

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