A AIDS na imprensa: a construção da imagem da epidemia e a influência na promoção da cidadania

Autores

  • Vicente William da Silva Darde

Palavras-chave:

Comunicação, jornalismo, cidadania, saúde, aids

Resumo

O artigo propõe-se a uma reflexão acerca da luta ao direito de cidadania pelas pessoas que vivem com HIV/Aids em uma sociedade onde a esfera pública moderna é baseada na Imprensa. De que forma se constitui o espaço público no Brasil contemporâneo e qual a postura dos meios de comunicação em relação à epidemia da Aids nas duas últimas décadas. Concluiu-se que apesar da contribuição da Imprensa para dar visibilidade e pautar a questão da Aids na sociedade, os meios de comunicação ainda não contribuem de forma efetiva para que as pessoas que vivem com HIV/Aids possam gozar de seus direitos de cidadania plena sem o fantasma do preconceito e da discriminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente William da Silva Darde

Bacharel em Jornalismo pela UFRGS. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

DARDE, V. W. da S. A AIDS na imprensa: a construção da imagem da epidemia e a influência na promoção da cidadania. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 247–259, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/93. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)