Modelos e etapas para a gestão da informação: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245262.106-131Palavras-chave:
Gestao da informacao, Modelos, Etapas, Fontes de informacaoResumo
O artigo relata os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre modelos e etapas utilizados para a gestão da informação. Foi realizada pesquisa bibliográfica em três idiomas (português, espanhol e inglês) para se analisar a produção científica sobre conceitos relativos a fontes de informação, gestão da informação, bem como os critérios e modelos utilizados para sua gestão. Após pesquisa em artigos e demais publicações no período de 1972 a 2019, os resultados apontam a existência de 44 modelos. Foram também identificados os critérios mais frequentemente citados. Constatou-se a existência de 38 termos distintos, destacando-se os seguintes: Coleta/Aquisição/Acesso/Obtenção, Distribuição/Disseminação/Difusão, Uso/Utilização, Armazenamento/Registro, Identificação das necessidades/requisitos/exigências, Organização, Interpretação/Análise, Tratamento/Sistematização, Descarte, Recuperação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.