Desinformação e informação semântica: a Filosofia da Informação e o pensamento de Luciano Floridi na contribuição à confiabilidade informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.211-232

Palavras-chave:

Filosofia da Informação, Luciano Floridi, Informação semântica, Desinformação, Confiabilidade informacional

Resumo

O artigo apresenta, de forma introdutória, a Filosofia da Informação, abordagem teórico-metodológica desenvolvida por Luciano Floridi como uma fundamentação epistemológica adequada à sociedade da informação, termo proposto como representativo do atual cenário socio-histórico. Por meio de um estudo com características exploratórias, discute conceitos cruciais do pensamento de Floridi, como informação semântica e veridicalidade da informação, para demonstrar como esse pensamento trata da questão da desinformação. Relaciona, por fim, as ideias de Floridi com a noção de ‘confiabilidade informacional’, conceito a ser desenvolvido no contexto contemporâneo visando ao combate à desinformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ripoll, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Gestão de Unidades de Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC). Graduado em Biblioteconomia - Gestão da Informação (UDESC). Possui experiência nas áreas de Sistemas de Informação e Psicologia. Bibliotecário-documentalista na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador da Comissão de Confiabilidade Informacional.

José Claudio Morelli Matos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Possui mestrado e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina, na cadeira de Filosofia da Educação. Tem experiência na área de Teoria do Conhecimento e Ética.

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

RIPOLL, L.; MATOS, J. C. M. Desinformação e informação semântica: a Filosofia da Informação e o pensamento de Luciano Floridi na contribuição à confiabilidade informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 211–232, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.211-232. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/90428. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos