Movimento hackerspace: um estudo sobre a experiência brasileira
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245261.161-185Palavras-chave:
Hackerspace, Inovação de base, Ciência cidadã.Resumo
Os hackerspaces fazem parte de fenômeno emergente em todo o mundo de construção de espaços e infraestruturas alternativos de pesquisa, experimentação e aprendizado. Diferenciam-se de outros espaços institucionalmente estabelecidos por seus princípios de autonomia: são financiados e geridos por seus próprios membros e, logo, têm maior liberdade para definirem seus temas e questões. Neste artigo, apresentamos os resultados de pesquisa realizada, em 2017, sobre os hackerspaces brasileiros. Na análise, recorremos à estrutura proposta por Smith et al. (2017) em seu estudo sobre movimentos de inovação de base, organizada em quatro aspectos que se complementam, quais sejam: contexto, enquadramento, espaços e estratégias, e caminhos. Assim, abordamos a história do movimento no Brasil; sentidos e narrativas compartilhados pelos participantes; espaços e estratégias utilizados em sua estrutura e organização; e, finalmente, os estudos de casos selecionados por se articularem com questões da comunidade local. A pesquisa identificou 21 hackerspaces ativos no país em 2017, distribuídos pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Destes, 16 responderam a um questionário que revelou a diversidade das atividades desenvolvidas e a proximidade dessas iniciativas com a comunidade universitária, dentre outras características. Já os estudos de caso evidenciaram que, além de contribuírem para a mais ampla circulação do conhecimento tecnológico, os hackerspaces também são espaços para o desenvolvimento de práticas e tecnologias que buscam responder a questões sociais e ambientais, como a sustentabilidade no descarte do lixo eletrônico e o monitoramento cidadão do meio ambiente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.