Séries e versões na documentação e preservação de performances em arte: Os Puxadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245261.186-209

Palavras-chave:

Documentação museológica. Comunicação museológica. Performance. Arte Contemporânea.

Resumo

O estudo em questão teve como objetivo apontar a importância que séries e versões de obras de arte contemporânea possuem como fonte de informação para as atividades de preservação, pesquisa e comunicação, de uma obra musealizada e destacada desses conjuntos. Para suscitar o debate, elencamos a performance Puxador (edição Colunas Pampulha), da artista Laura Lima, presente no acervo do Museu de Arte da Pampulha. Apesar de ter como exigência por parte da artista ser exibido somente enquanto presença, esse trabalho não possui documentação museológica que garanta essa forma de perpetuação ou memória. Diante disso, demonstramos ao longo do artigo, como a série Homem=carne/Mulher=carne (H=c/M=c), as edições Puxador-arquitetura e Puxador-paisagem, e a reperformance dessa obra podem contribuir para sua preservação. Ao final, consideramos que tais dados, podem ser importantes para compor um possível dossiê documental do trabalho. A metodologia adotada inclui levantamento bibliográfico, análise da documentação institucional e entrevista com a artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Pereira Sales Caetano, Universidade de Brasília.

Museóloga e mestre em Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Universidade de Brasília.

Professor e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Arte (IdA/UnB) e de Ciência da Informação (FCI/UnB), na Universidade de Brasília.

Referências

CAETANO, Juliana Pereira Sales. Performances de arte nos museus brasileiros: Documentação, preservação e reapresentação. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.

HAUPT, Gerhard; BINDER, PAT. Laura Lima. In: Universes of Universe. Disponível em: <https://universes.art/de/biennale-lyon/2011/tour/la-sucriere/lauralima>. Acesso em: 17 de novembro de 2019.

HAUPT, Gerhard; BINDER, PAT. Laura Lima. In: Universes of Universe. Disponível em: <https://universes.art/de/biennale-lyon/2011/tour/la-sucriere/laura-lima-2>. Acesso em: 17 de novembro de 2019.

HEYDENREICH, Gunnar. Documentation of Change – Change of Documentation. In: SCHOLTE, Tajta; WHARTON, Glenn. (eds). Inside Installations: Theory and Practice in the Care of Complex Artworks. 1.ed. Amsterdam: AUP, 2012.

LAGNADO, Lisette; CASTRO, Daniela (org.). Laura Lima On Off. 1 ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

LIMA, Laura. Eu nunca ensaio. Entrevista. Revista Arte e Ensaios, Rio de Janeiro, n. 21, p. 6-41, 2010.

LIMA, Laura. Laura Lima Instruções. Abrigo Portátil. Curitiba, n. 5, p. 12-15, 2016.

MOURA, Rodrigo. De corpos e de fragmentos de corpos. Sobre Laura Lima, [s.l.], 28 jun. 2018. Disponível em: https://sobrelauralima.wordpress.com/2018/06/28/de-corpos-e-de-fragmentos-de-corpos/. Acesso em: 30 de nov. de 2018.

MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA. Inventário. 1. Ed. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2010.

OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de. Tino Sehgal, site-specifics performances e as instituições da arte. ARS, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 63-77, 2017.

PARQUE LAGE. Sem título. Rio de Janeiro, 15 de maio, 2015. Facebook: Parque Lage Escola de Artes Visuais. Disponível em: <https://www.facebook.com/parquelage/posts/neste-final-de-semana-nos/10153255792632356/>. Acesso em: 05 de novembro de 2018.

PHELAN, Peggy. Unmarked: The Politics of Performance. London, New York: Routledge, 1993.

SANTOS, Ana Luisa; ROLLA, Marco Paulo; LARSEN. Nathalia. Outra presença. Outra Presença. 1ed. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2014.

SANTOS, Sabrina Maurilia dos. Laura Lima: Corpo e arte contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

RIVERA, Tania. A arte como laço dissidente: nota sobre o Puxador Paisagem de Laura Lima.Trivium, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 47-51, 2013.

SANTANA, Olivier. In Tanya Galery. Disponível em: <http://www.tanyabonakdargallery.com/artists/laura-lima/emodal/selected-works_2>. Acesso em 05 de novembro de 2018.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

CAETANO, J. P. S.; OLIVEIRA, E. D. G. de. Séries e versões na documentação e preservação de performances em arte: Os Puxadores. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 186–209, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245261.186-209. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/88578. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo