Práticas Informacionais de Blogueiros Literários

Autores

  • Jéssica Patrícia Silva de Sá Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245261.132-160

Palavras-chave:

Práticas Informacionais, Blogs literários, Blogueiros, Webrings, Compartilhamento de leituras.

Resumo

Nesse artigo são apresentados os resultados de uma investigação que buscou averiguar as práticas informacionais dos blogueiros literários no que diz respeito aos seus papéis como leitores, produtores de conteúdo e mediadores de leitura nos webrings - os círculos sociais de blogueiros - pertencentes à blogosfera literária. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo em profundidade, a metodologia consistiu no uso da netnografia, que possibilitou uma imersão na blogosfera literária, utilizando-se a análise documental e a entrevista semiestruturada como técnicas de coleta de dados. Os resultados apontaram as práticas informacionais realizadas pelas oito blogueiras identificadas na amostra, que foram elencadas em quatro categorias: leitura, identidade, ações de informação e interação. A respeito dos papéis exercidos pelas blogueiras na blogosfera literária, identificou-se que elas atuam como leitoras e como produtoras de conteúdo, não sendo consideradas como mediadoras de leitura, apesar de incentivarem a leitura em seus blogs. A motivação de cada blogueira tanto para adentrar na blogosfera literária como para manter seu blog ativo perpassa por questões pessoais, que vão além da simples vontade de compartilhar leituras: a necessidade de trabalhar a timidez, ter voz ativa e ser ouvida por outras pessoas, poder expressar sua opinião sobre as leituras, ser um exemplo para os filhos e mantê-los próximos, escapar da solidão, a responsabilidade com as parcerias editoriais e com os leitores do blog. No que tange à formação dos webrings, constatou-se que eles são formados tanto de forma virtual como presencial, por meio dos eventos literários. Contudo, a interação entre os blogueiros literários ocorre predominantemente no meio virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Patrícia Silva de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Integrante do grupo de Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC) desde setembro de 2017. Atualmente é bolsista no GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias do Ensino Superior (UFMG) no Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFD). Atuou por três anos como Auxiliar de Biblioteca Escolar no âmbito da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Em 2015 recebeu o V Prêmio Carol Kuhlthau do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE), vinculado à Escola de Ciência da Informação da UFMG, pelo desenvolvimento do projeto Clube do Livro na Escola Municipal Aurélio Pires. Tem interesse nas áreas de práticas informacionais e estudos de usuários da informação, com enfoque na apropriação da leitura literária e compartilhamento de leituras.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual foi diretor de 2014 a 2017. Presidente da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe - EDICIC (2016-2020). Foi vice-presidente da ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (2016-2018). Graduado em Jornalismo (1996), mestre em Comunicação Social (2000) e doutor em Ciência da Informação (2005) pela UFMG. Pós-doutor pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011). Foi Editor Adjunto da revista Perspectivas em Ciência da Informação (1413-9936) de 2007 a 2011 e de 2013 e 2015. Fez parte, em 2008, da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Arquivologia da UFMG e, em 2009, foi presidente da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de Museologia da UFMG. Foi membro da diretoria da Abecin. Atua nas áreas de Epistemologia da Ciência da Informação e suas relações com a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, Estudos de Usuários da Informação.

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários: pluralidade teórica, diversidade de objetos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, Cidade São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2008. Disponivel em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/index. Acesso em: 7 jul. 2019.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 145-159, 2012.

ARAÚJO, Rafaela Lima de; ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Ler, compartilhar e interagir: blogs como ferramenta de mediação de leitura. Revista ACB, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 240-260, maio/ago. 2015.

ARNAUT, Rodrigo Dias et al. A Era Transmídia. Revista Geminis, São Carlos, v. 2, n. 2, p. 259-275, 2011.

BERTI, Ilemar Christina Lansoni Wey; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários e práticas informacionais: do que estamos falando? Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 2, p. 389- 401, maio/ago. 2017.

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. São Paulo: Livros da Matriz, 2014.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia y Ciencia de la Informacion. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: ECI, 2003.

CARNEIRO, Jéssica de Souza. Ler e escrever blogs literários: a narrativa hipertextual na configuração da webliteratura. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

CARRENHO, Carlo. O que os livros digitais representam para o aumento da leitura? O que diz a retratos da leitura sobre quem lê nesse suporte? In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, p. 99-112, 2016.

DI LUCCIO, Flávia; NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Blogs: de diários pessoais a comunidades virtuais de escritores/leitores. Psicologia Ciência e Profissão, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, p. 132-145, 2010.

DUMONT, Lígia Maria Moreira. A opção pela literatura de massa: simples lazer, ou alienação? Investigación Bibliotecológica, México, v. 14, n. 28, p. 166-177, jun. 2000.

FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2005.

GNISCI, Vanessa Monteiro Ramos. Booktubers: narrativas e experiências literárias da juventude contemporânea. Textura, Canoas, v. 20, n. 42, p. 106-124, jan./abr. 2018.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Cascais: Principia, 2006.

HARLAN, Mary Ann. Information practices of teen content creators: the intersection of action and experiences. A grounded theory study. 2012. Thesis (Doctor of Philosophy) - School of Information Systems, Science and Engineering Faculty, Queensland University of Technology, Queensland, 2012.

KOZINETS, Robert. The field behind the screen: using netnography for marketing research in online communities. Journal of Marketing Research, [s.l] n. 39, p. 61-72, feb. 2002.

MARQUES, Márcia Siqueira Costa. O blog como meio de comunicação: origem, apropriações e horizontes da blogosfera na sociedade contemporânea. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

MCKENZIE, Pamela. A model of information practices in accounts of everyday: life information seeking. Jornal of Documentation, Bingley, v. 59, n. 1, p. 19-40, 2003.

PEREIRA, Maria Leopoldina. Blogs literários como gênero do discurso: contribuição para a formação do leitor/autor. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2., 2008, Recife. Anais [...] Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2008. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/simposio2008.html. Acesso em: 7 jul. 2019.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2008.

RECUERO, Raquel da Cunha. Weblogs, webrings e comunidades virtuais. Revista 404notFound, v. 1, n. 31, 2003. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/webrings.pdf. Acesso em 7 jul. 2019.

RECUERO, Raquel da Cunha. O interdiscurso positivo como característica fundamental dos webrings. Intexto, Porto Alegre, v. 1, n. 10, p. 1-16, 2004a.

RECUERO, Raquel da Cunha. Webrings: as redes de sociabilidade e os weblogs. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 9, n. 11, p. 19-27, 2004b.

SANTOS, Francielle Couto; RODRIGUES, Érika Letícia de Oliveira; FERREIRA, Raquel Marques Carrico. Blogs literários: investigações sobre audiência a partir da perspectiva de usos e gratificações. Leituras do Jornalismo, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 101-114, 2014.

SAVOLAINEN, Reijo. Everyday life information seeking: approaching information seeking in the context of “way of life”. Library & Information Science Research, Amsterdam, v. 17, n. 3, p. 259-294, 1995.

SAVOLAINEN, Reijo. Information behavior and information practice: reviewing the “umbrella concepts” of information-seeking studies. Library Quarterly, Chicago, v. 77, n. 2, p. 109-132, 2007.

SILVA, Olga Ozaí; MARTHA, Alice Áurea Penteado. A interação na leitura em blogs e sua mediação na formação de jovens leitores. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, 2., 2010, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUCRS, 2010. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IICILLIJ/. Acesso em: 7 jul. 2019.

SIRIHAL DUARTE, Adriana Bogliolo; ARAUJO, Carlos Alberto Ávila; PAULA, Cláudio Paixão Anastácio de. Práticas informacionais: desafios teóricos e empíricos de pesquisa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE USOS E USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO, 1., 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017. Disponível em: http://www.eneu2017.ufc.br/index.php/eneu/1/schedConf/presentations. Acesso em 7 jul. 2019.

SPOILER. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. [S. l.]: Priberam Informática, 2018. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/spoiler. Acesso em: 19 set. 2018.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SILVA DE SÁ, J. P.; ÁVILA ARAÚJO, C. A. Práticas Informacionais de Blogueiros Literários. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 132–160, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245261.132-160. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/88287. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo