Genealogia acadêmica dos pesquisadores da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245240.278-298Palavras-chave:
Genealogia acadêmica. Orientação acadêmica. Ciência da Informação. Bolsa de Produtividade em pesquisa. Estudos genealógicosResumo
O artigo tem como objetivo investigar a genealogia acadêmica dos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do nível 1 (PQ1-CNPq) em Ciência da Informação (CI). Assim, espera-se mapear a propagação do conhecimento através do pesquisador/orientador, além de evidenciar a contribuição dos pesquisadores na formação de recursos humanos para a área. Adota como procedimentos metodológicos: identificação dos bolsistas de produtividade em pesquisa em CI; coleta de dados na Plataforma Lattes e na Plataforma Acácia; análise e apresentação das árvores genealógicas acadêmicas dos pesquisadores. Os resultados obtidos demonstraram que os PQ1-CNPq em CI orientaram 627 pesquisadores, tiveram 1.075 descendentes e linhagem acadêmica de quarta geração. Foram identificados também os ascendentes acadêmicos dos pesquisadores bolsistas, destacando aqueles ancestrais acadêmicos que mais contribuíram para a formação das gerações de pesquisadores da CI brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.