Integração de bases de dados em estudos bibliométricos: a produção científica nacional em Zika vírus
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245240.13-28Palavras-chave:
Bibliometria, Bases de dados, Zika, Fontes de informaçãoResumo
A partir do estudo de caso da produção científica brasileira envolvendo o vírus Zika, este artigo tem como objetivo discutir a importância da integração de dados de diferentes fontes para melhor representar o universo da pesquisa, destacando como a restrição de fontes impacta nos resultados de análises bibliométricas. Para identificação da produção brasileira na área por meio da seleção de artigos de periódicos com pelo menos um autor brasileiro, foram utilizadas quatro bases informacionais: duas fontes gerais, a Web of Science e a Scopus; uma fonte específica da área de estudo, o PubMed; e uma fonte de pesquisa de informação nacional, a SciELO. A análise dos resultados indica a relevância da integração de diferentes bases de dados em estudos bibliométricos como meio de minimizar distorções e fornecer uma visão consistente do universo da pesquisa científica em determinado tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.