Disponibilidade no acervo do Portal de Periódicos CAPES dos periódicos citados em teses da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Fabio Lorensi do Canto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245240.236-257

Palavras-chave:

Estudos métricos da informação, Bibliometria, Periódicos científicos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo verificar a disponibilidade no acervo do Portal de Periódicos CAPES dos periódicos científicos citados em teses da Universidade Federal de Santa Catarina. Visa também analisar os periódicos com mais artigos citados, identificando o país de origem, a indexação nas bases de dados Web of Science, Scopus, Latindex e SciELO e a classificação Qualis. Essas análises serão realizadas comparativamente a partir das nove grandes áreas do conhecimento da CAPES, visando detectar semelhanças e diferenças entre os padrões de uso de periódicos e as necessidades informacionais dos pesquisadores doutorais. Utiliza as técnicas de amostragem estratificada uniforme e aleatória simples para definir a amostra de 90 teses, sendo dez de cada grande área do conhecimento, correspondendo a 20,3% do total de 443 teses defendidas em 2015 na Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados mostram que 84,76% dos periódicos eletrônicos citados nas teses estão disponíveis no Portal, sendo Ciências Biológicas (94,15%) a área com maior disponibilidade e Linguística, Letras e Artes (69,23%), com menor disponibilidade. Periódicos estrangeiros, sobretudo dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Holanda, são os mais utilizados na maioria das áreas, exceto nas Ciências Sociais, Humanas e Linguística, Letras e Artes, que utilizam mais periódicos nacionais. Do total de periódicos do núcleo, 71% está indexado na Web of Science, 82% na Scopus, 9% no Latindex e 16% no SciELO. Periódicos A1 e A2 são mais utilizados na média geral. Constata-se, portanto, que o acervo Portal de Periódicos CAPES é significativamente adequado as necessidades dos pesquisadores doutorais, principalmente nas ciências naturais, tecnológicas e da saúde, áreas que fazem maior uso de periódicos estrangeiros, indexados na Web of Science e na Scopus e de classificação Qualis A1 e A2. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Lorensi do Canto, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Biblioteconomia - Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis - CESUSC. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - PGCIN/UFSC. Bibliotecário/Documentalista da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (gestão 2017-2019); Sub-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (gestão 2014-2016); Coordenador de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (gestão 2011-2012) . Professor Associado I do Departamento de Ciência da Informação da UFSC (Graduação em Biblioteconomia/Arquivologia/Ciência da Informação e Mestrado/Doutorado em Ciência da Informação), Professor Visitante: (i) Universidade do Panamá, (ii) Universidad Nacional de la Republica Uruguai, (iii) Universidad Nacional de Cuyo, (iv) Universidad Carlos III de Madrid, (v) Université Montpellier III, (vi) Universidade Estadual de Londrina. Titulações: Graduado em Biblioteconomia pela PUC-Campinas (2000), Mestre em Ciência da Informação pela PUC-Campinas (2004) e em Documentação Audiovisual pela Universidad Carlos III de Madrid (2006); Doutor em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid (2007). Membro do Grupo de Pesquisa Inteligência, Tecnologia e Informação - Research Group (ITI-RG); Editor geral da revista Encontros Bibli; Membro do Conselho Editorial das revistas (i) El Profesional de la Información; (ii) Hipertext.net; (iii) Boletín Millares Carlo; (iv) Revista Interamericana de Bibliotecología; Avaliador contínuo (i) Transinformação, (ii) Revista da ACB, (iii) Revista RBBD, (iv) Enancib no GT7 e GT8, (v) revista InCID, (vi) El Profesional de la Información, (vii) da 3ª, 4ª e 5ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, (viii) LiiNC em Revista, (ix) CBBD e (x) SNBU. Especialista em Ciência da Informação, com ênfase em Representação, Organização e Visualização da Informação, atuando principalmente nos temas: Estudos Métricos da Informação (bibliometria, cienciometria, informetria, librametrics, webometria e arquivometria), E-Science (mineração automatizada de dados), Visualização da Informação (Análise de Redes Sociais, Visualização analítica, Visualização de textos, Modelagem de Processo, Visualização temporal, Geolocalização de dados e Clusterização).

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

LORENSI DO CANTO, F.; PINTO, A. L. Disponibilidade no acervo do Portal de Periódicos CAPES dos periódicos citados em teses da Universidade Federal de Santa Catarina. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, p. 236–257, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245240.236-257. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86915. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria