Redes de Interação na Ciência: mapeamento de comunidades de autores
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245240.152-171Palavras-chave:
Comunidades de Autores, Redes de Colaboração, CoautoriaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma proposta de identificação de comunidades de autores realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo foi identificar a tendência de agrupamento de autores da instituição ao longo do tempo, assim como também observar características mais específicas das principais comunidades identificadas. O trabalho investigou 44.233 registros recuperados da base institucional SIGMA.UFRJ, de artigos publicados em periódicos no período de 2001 a 2012. Os dados foram organizados e analisados com auxílio dos softwares Excel e Gephi. As métricas de grau e modularidade/transitividade mostraram que, ao longo do período estudado, novas colaborações entre os autores da UFRJ foram estabelecidas, formando novos agrupamentos/comunidades de autores. As maiores comunidades de autores identificadas foram detalhadas, revelando suas principais especificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.