Análise e visualização do domínio Internacionalização da Educação Superior no Brasil

Autores

  • Nancy Sanchez-Tarragó Universidade Federal de Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-5114-6072
  • Raimundo Nonato Macedo dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245240.193-215

Palavras-chave:

Internacionalização da educação superior. Análise de domínio. Análise de redes sociais. Mapas de ciência. Brasil

Resumo

Caracteriza e visualiza as redes de pesquisadores brasileiros e suas inter-relações a partir da produção de artigos científicos e da participação em grupos de pesquisa formalizados no domínio Internacionalização da Educação Superior. Apresenta referencial teórico sobre a internacionalização da educação superior e a abordagem metodológica de análise de domínio. Utiliza a análise de domínio, combinando técnicas bibliométricas, de análise de redes sociais e a análise do conteúdo dos textos do corpus, constituído de 146 artigos de periódicos científicos e trabalhos em eventos a partir de busca nas bases de dados Scopus, Web of Science (coleção principal e SciELO Citation Index), SciELO e Redalyc. Utiliza as métricas e visualizações das redes com Gephi 9.0.2. Constata que, apesar de incipiente, existe uma comunidade de pesquisadores no Brasil organizando-se em torno do domínio Internacionalização da Educação Superior, formalizada inclusive em grupos de pesquisa certificados. Conclui que, embora com pouca parceria internacional e disseminada em fontes predominantemente nacionais, a produção científica discute temas relevantes, reflexos das principais preocupações relacionadas com a geopolítica do conhecimento, a mercantilização da educação e as estratégias de internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nancy Sanchez-Tarragó, Universidade Federal de Rio Grande do Norte

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rio Grande do Norte. Doutora em Informação e Documentação pela Universidad de Granada, Espanha. Mestre e Bachaler em Biblioteconomia e Ciencia da informação dela Universidad de La Habana. Cuba. Pós-doutorado em Ciencia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Information Stratégique
Et Critique Veille Technol pela Université
Paul Cézanne Aix Marseille III, França.
Professor Adjunto e docente permanente
do Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Informação da Universidade
Federal de Pernambuco, Brasil. Bolsista
de produtividade do CNPq.

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Comunicação
pela Universidade de São Paulo, Brasil.
Pós-doutorado pela Universidad Autónoma
de Madrid, Espanha. Professora
Visitante Sênior no Programa de Pós-
Graduação em Ciência da Informação da
Universidade Federal de Pernambuco
e no Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Informação da Universidade
Estadual Paulista, Brasil.  Bolsista
de produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

SANCHEZ-TARRAGÓ, N.; SANTOS, R. N. M. dos; BUFREM, L. S. Análise e visualização do domínio Internacionalização da Educação Superior no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, p. 193–215, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245240.193-215. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/86865. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)