Método de normalização de sintagmas nominais na indexação automática
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245251.321-344Palavras-chave:
Indexação automática. Sintagmas nominais. Normalização de sintagmas nominais. Palavras-chave. Tesauro.Resumo
Propõe e avalia um método de normalização de sintagmas nominais em termos canônicos, que visa contribuir para a melhora qualitativa da indexação automática, evitando a dispersão terminológica e preservando as palavras-chave dos autores, presentes no interior dos sintagmas nominais. A pesquisa é exploratória e empírica, pautada em pesquisa bibliográfica e realização de um experimento em um corpus de artigos científicos da área de Ciência da Informação. O método proposto é constituído por regras e critérios de normalização que obedecem às restrições de preservação da estrutura válida do sintagma nominal e das palavras-chave. O método proposto é avaliado através da presença de termos do Tesauro Brasileiro em Ciência da Informação (TBCI) nos sintagmas nominais resultantes da aplicação das regras e critérios. O método consiste em duas etapas: a primeira é composta por 85 regras para minimizar os sintagmas nominais extensos; a segunda etapa é composta por sete critérios responsáveis por eliminar dos sintagmas nominais elementos gramaticais desnecessários em sua estrutura. Os resultados da avaliação indicam que o método de normalização permite o alcance de resultados positivos, mesmo com dois critérios da segunda etapa não apresentando resultados para o corpus utilizado. Conclui-se que a aplicação do método de normalização em sistema de indexação automática é viável e traz bons resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.