Entrecruzamento dos estudos geracionais e a formação de usuários

Autores

  • Marcos Aurelio Gomes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245233.32-52

Palavras-chave:

Educação de usuários. Estudos de usuários. Formação de usuários.

Resumo

Objetiva identificar as conexões históricas e sociais entre os estudos de gerações e as práticas desenvolvidas no uso dos recursos informacionais pelas bibliotecas. Estudo de natureza exploratória com enfoque na pesquisa bibliográfica. Quatro categorias foram estabelecidas: coorte; características; tempo histórico e social; e formação dos usuários. Ao se considerar tais categorias, delineou-se o cenário para cada classe geracional: veteranos, baby boomers e as gerações X, Y e Z. Conclui-se que cada classe geracional indica, em determinado tempo, uma possível correspondência direta com a formação de usuários da informação, essa, por sua vez, condicionada a uma demanda socioeconômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurelio Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG e docente do CBI/UFAL.

Referências

ALMEIDA, Daniela Pereira dos Reis de et al. Paradigmas contemporâneos da ciência da informação: a recuperação da informação como ponto focal. Revista Eletrônica Informação e Cognição, v. 6, n. 1, p. 16-27, 2007. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/reic/article/view/745>. Acesso em: 9 nov. 2016.

AMARAL, Sueli Angélica do. Mercadotecnia y estudios de usuarios para identificar y satisfacer las necesidades de información. In: SEMINARIO DE INVESTIGACIÓN SOBRE USUARIOS DE LA INFORMACIÓN, 9., 2014, Tuxtla Gutiérrez. No prelo.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 1-10, 1994.

BARTALO, Linete; SANTOS NETO, João Arlindo dos. A concepção de competência em informação das diferentes gerações de pessoas. In: SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares; BELLUZZO, Regina Célia Baptista (Org.). Competência em informação: teoria e práxis. Brasília: Universidade de Brasília, 2015. p. 217-230.

BELKIN, Nicholas J. Anomalous states of knowledge as a basis for information retrieval. The Canadian Journal of Information Science, [S.l.], v. 5, p. 133-143, 1980.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Educação de usuários de bibliotecas universitárias: da conceituação e sistematização ao estabelecimento de diretrizes. 1989. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) -Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/26/22>. Acesso em: 10 dez. 2016.

CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, jan./dez. 2000.

CENTER FOR THE FUTURE OF LIBRARIES. Trends. Chicago: ALA, c2016. Disponível em: <http://www.ala.org/transforminglibraries/future/trends>. Acesso em: 13 nov. 2016.

CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angélica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.

DAVIES, R. A. Educating library users in the senior high school. In: LUBANS, J. Educating the library user. New York: R. R. Bowker, 1974. p. 39-52.

DERVIN, Brenda. An overview of sense-making research: Concepts, methods and results to date. International Communication Association Annual Meeting. Dallas, 1983. 72 p. Disponível em: <http://communication.sbs.ohio-state.edu/sense-making/art/artdervin83.html>. Acesso em: 21 maio 2017.

ELLIS, David. Behavioral approach to information retrieval system design. Journal of Documentation, London, v. 45, n. 3, p. 171-212, 1989.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GOMES, Marcos Aurélio. Da educação de usuários à construção de competência em informação no contexto das bibliotecas das universidades federais: um estudo a partir da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Minas Gerais. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) -Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

GOMES, Marcos Aurélio; DUMONT, Lígia Maria Moreira. Possíveis relações entre o uso de fontes de informação e a competência em informação. TransInformação, Campinas, v. 27, n. 2, p. 133-143, maio/ago. 2015. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2924/1962>. Acesso em: 28 jul. 2016.

GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: IBICT, 1994.

HERNÁNDEZ SALAZAR, Patricia. La formación de usuarios de información en instituciones de educación superior. México: UNAM, Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas, 1998.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, María del Pilar. Metodologia da pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw Hill, 2006.

HOPKINS, Frances. A century of bibliographic instruction: professional and academic legitimacy. College and Research Libraries, Chicago, v. 43, n. 3, p. 192-198, May 1982. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/40381/crl_43_03_192_opt.pdf?sequence=2>. Acesso em: 14 dez. 2016.

HURT, Peyton. The need of college and university instruction in the use of the library. Library Quarterly, Chicago, v. 4, n. 3, p. 436-438, July 1934. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/4302093>. Acesso em: 10 mar. 2017.

KNAPP, Patricia B. The Montieth College library experiment. New York: Scarecrow Press, 1966.

KRIKELAS, James. Information seeking behavior: patterns of academic researchers. Drexel Library Quaterly, Philadelphia, v. 19, p. 5-20, 1983.

KUHLTHAU, Carol Collier. An emerging theory of library instruction. School Library Media Quarterly, Chicago, v. 16, n. 1, p. 13-18, 1987.

KUHLTHAU, Carol Collier. Inside the process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, New York, v. 42, n. 5, p. 361-371, 1991. Disponível em: <http://ptarpp2.uitm.edu.my/silibus/insidesearch2.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.

LE COADIC, Yves. A ciência da informação. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MANNHEIM, Karl. O problema das gerações. In: MANNHEIM, Karl. Sociologia do conhecimento. Porto: RES-Editora, 1990. v. 2, p. 115-176.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MONTIEL-OVERALL, Patricia. Toward a theory of collaboration for teachers and librarians. School Library Media Research, v. 8, 2005. Disponível em: <http://www.ala.org/aasl/aaslpubsandjournals/slmrb/slmrcontents/volume82005/theory#theoretical>. Acesso em: 10 jul. 2016.

MOTTA, Alda Britto da. A atualidade do conceito de gerações na pesquisa sobre o envelhecimento. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 25, n. 2, p. 225-249, maio/ago. 2010.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, [Bradford], v. 9, n. 5, p. 1-6, Oct. 2001. Disponível em:

<http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2016.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. Entendendo as gerações Veteranos, Boomers, X e Y. c2015. Disponível em: <http://www.pucsp.br/estagios/entendendo-geracoes-veteranos-boomers-x-e-y>. Acesso em: 15 dez. 2016.

SALONY, Mary F. The history of bibliographic instruction: clanging trends from books to the electronic world. The Reference Librarian, [S.l.], v. 24, n. 51/52, p. 31-51, 1995. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1300/J120v24n51_06>. Acesso em: 15 dez. 2015.

SANZ CASADO, Elias. Manual de estúdios de usuários. Madrid: Pirámide, 1994.

TAYLOR, Robert S. Value-added processes in information systems. Norwood: Ablex Publishing, 1986.

TIEFEL, Virginia. M. Library user education: examining its past, projecting its future. Library Trends, Illinois, v. 44, n. 2, p. 318-38, Fall. 1995. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/8026/librarytrendsv44i2h_opt.pdf?sequence=1>. Acesso em: 11 nov. 2016.

TOMAÉL, Maria Inês et al. Práticas de inovação do bibliotecário no ambiente virtual. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 83-112, jan./abr. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p83>. Acesso em: 10 jun. 2016.

VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Idoso como usuário da informação. In: CASARIN, H. C. S. (Org.). Estudos de usuários da informação. Brasília: Thesaurus, 2014. p. 97-125.

WELLER, Wivian. A atualidade do conceito de gerações de Karl Mannheim. Sociedade e Estado, Brasília, v. 25, n. 2, p. 205-224, ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922010000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 dez. 2016.

WERSIG, Gernot. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing & Management, Elmsford v. 29, n. 2, p. 229-239, 1993.

WILSON, Thomas Daniel. On user studies and information needs. Journal of Documentation, London, v. 31, n. 1, p. 3-15, 1981.

ZURKOWSKI, P. G. Integrating America’s infostructure. Journal of the American Society for Information Science, New York, v. 35, n. 3, p. 170-178, 1984.

ZURKOWSKI, P. G. Information services environment relationships and priorities. Washington: National Commission on Libraries and Information Science, 1974. (Related Paper, n. 5). Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf.>. Acesso em: 10 nov. 2016.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

GOMES, M. A. Entrecruzamento dos estudos geracionais e a formação de usuários. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 32–52, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245233.32-52. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/70448. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo