O Programa de Apoio/Assistência Técnica aos Municípios Baianos para Criar/Dinamizar os Arquivos Públicos

Autores

  • Maria Teresa Navarro de Britto Matos
  • Maria Ângela Duarte Pereira

Palavras-chave:

Arquivos públicos municipais

Resumo

A presente intervenção tem por objetivo relatar a experiência do Arquivo Público do Estado da Bahia - APEB no âmbito do Programa de Apoio / Assistência Técnica aos Municípios Baianos para criar / Dinamizar os Arquivos Públicos Municipais. Na década de 80 foram firmados convênios para criar Arquivos Regionais, notadamente aquele do Recôncavo, na cidade de Cachoeira, com a intenção de descentralizar a gestão dos documentos públicos, face à necessidade de organizar e conservar os arquivos históricos da região. A partir de 1991, mediante a definição e implantação de uma nova política de gestão de documentos públicos, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Cultura e Turismo, concedeu uma unidade orçamentária específica ao APEB para dinamizar este Programa. Podemos observar nestes últimos 10 anos resultados significativos, tanto para o fortalecimento do Sistema Estadual de Arquivos, como para a autonomia da gestão municipal, com ênfase para os dispositivos constitucionais e para a legislação arquivística vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Navarro de Britto Matos

Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Université de Montréal, Can. Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação, UFBA. Currículo Lattes

Maria Ângela Duarte Pereira

Especialista em Arquivologia pelo Ministério da Justiça/ Arquivo Nacional. Coordenadora da Gerência de Arquivos Municipais Governo do Estado da Bahia / Arquivo Público do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

MATOS, M. T. N. de B.; PEREIRA, M. Ângela D. O Programa de Apoio/Assistência Técnica aos Municípios Baianos para Criar/Dinamizar os Arquivos Públicos. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 163–176, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/69. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos