Ultrapassando as barreiras de conversão e tratamento de dados: indicadores de produção científica dos programas de pós-graduação em engenharia de materiais e metalúrgica

Autores

  • Roniberto Morato do Amaral Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-9816-231X
  • Luc Quoniam Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-6333-6594
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-8369-1315
  • Daniel Rodrigo Leiva Universidade Federal de São Carlos
  • Douglas Henrique Milanez Universidade Federal de São Carlos
  • Joyce Fioroni Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245231.228-253

Palavras-chave:

Indicadores de ciência e tecnologia. Bibliometria. Produção científica. Programas de Pós-Graduação. Engenharias II. Pós-Graduação – Avaliação.

Resumo

O objetivo geral deste estudo compreendeu a elaboração e análise de indicadores baseados em dados do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), disponíveis através dos Cadernos de Indicadores da Capes. O método utilizado foi o estudo de caso e a unidade de análise a área de conhecimento Engenharias II, subárea Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Foi empregada a bibliometria como técnica de análise de informação em uma amostra de 5364 registros bibliográficos de artigos científicos referentes ao período de 2007 a 2012. Como resultado, foram elaborados e analisados indicadores bibliométricos sobre a colaboração entre os programas de pós-graduação e a evolução das publicações. Conclui-se que os Cadernos de Indicadores da Capes consolidam-se como uma fonte de informação pública, nacional e disponível a respeito da produção científica nacional, viabilizando a construção de indicadores adequados ao processo de tomada de decisão, visando o aperfeiçoamento do SNPG e das políticas públicas de educação, ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roniberto Morato do Amaral, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Pesquisador do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar (NIT/Materiais). Doutor (2010) e Mestre (2006) em Engenharia de Produção e Bibliotecário (2003) pela UFSCar. Atuo na investigação da atividade de Inteligência Competitiva com base na abordagem das competências e sua aplicação à gestão tecnológica e inovação, por intermédio da elaboração e análise de indicadores de produção científica e tecnológica.

Luc Quoniam, Universidade Federal de São Carlos

Livre Docente em Ciências da Informação e da Comunicação na Université Aix Marseille III (1996).. Doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação - Université Aix Marseille III (1988). Mestrado em Oceanologia - Université Aix Marseille II (1985). Graduação em Océanologie - Université Aix Marseille III (1984). Graduação em Química Analítica e Proteção do Meio Ambiente - Université Aix Marseille III (1981).Membro do Núcleo de Estudos Avançados em Informática e Gestão do Conhecimento da Uninove (NEAIGC). Pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS. Líder do Grupo de Pesquisa Lab4u pela UFSCAR. Pesquisador do laboratório IRSIC (EA4262) - Aix Marseille Université. Professeur des Universités - Université du Sud Toulon-Var. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência competitiva, bibliometria, intelligence compétitive, Propriedade Intelectual, Patentes, Cientometria, Infometria, web 2.0, Prospecção Tecnológica.

Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2002, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Coordenador executivo do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Atuação em Ciência da Informação, Prospecção Tecnológica, Inteligência Competitiva, Bibliometria e Indicadores de C&T. Engenheiro de Materiais pela UFSCar (1994). Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e em Ciência da Informação e Comunicação pela Universite dAix-Marseille III (2001).

Daniel Rodrigo Leiva, Universidade Federal de São Carlos

Professor adjunto do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação (2003) e mestrado (2006) em Engenharia de Materiais pela UFSCar. Doutor em Física de Materiais pela Université Joseph Fourier, de Grenoble, França, e em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar (2009), tendo desenvolvido sua tese em cotutela entre as duas universidades. Durante o período de doutoramento em Grenoble, realizou suas atividades de pesquisa no Institut Louis Néel/CNRS. Foi professor doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, e atuou como coordenador dos cursos de graduação em Engenharia da unidade. Tem experiência na coordenação de diferentes tipos de projetos financiados, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. É revisor de diversos periódicos, como Journal of Alloys and Compounds, International Journal of Hydrogen Energy, Powder Technology, Materials and Design, entre outros. Seus assuntos de interesse incluem: materiais para armazenagem de hidrogênio, nanomateriais, informação tecnológica, seleção de materiais, ensino de Engenharia. No DEMa/UFSCar, é atualmente coordenador institucional do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais - NIT/Materiais, e coordenador do curso de graduação em Engenharia de Materiais.

Douglas Henrique Milanez, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2009), mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Engeharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e doutorado em Ciëncia e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, bibliometria, indicadores de ciência e tecnologia, nanotecnologia, análise de patentes e nanomateriais.

Joyce Fioroni, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2010)  e mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (2014) pela Universidade Federal de São Carlos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Indicadores Bibliométricos, Programas de Pós-Graduação, Avaliação dos Programas de Pós-Graduação, Engenharia II.

Referências

BALANCIERI, R. et al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 64-77, jan. 2005.

BAUMGARTEN, M. Avaliação e gestão de ciência e tecnologia: Estado e coletividade científica. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 70, p. 33-56, 2004.

BRYMAN, A. Research methods and organization studies. London: Unwin Hyman, 1989.

CALLON, M.; COURTIAL, J. P.; PENAN, H. La scientométrie. Paris: Presses Universitaires de France, 1993. (Coleção Que sais-je?).

CASTRO, E. J. R. Construção de conceitos de conversação assíncrona na colaboração científica apoiada por computador. 2005. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação)–Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Fundação CAPES. Brasília: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: <http://www.capes.gov.br>. Acesso em: 20 jun. 2016.

COSTA, T. et al. A bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 11., 2012, Lisboa. Anais... Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.

CRESWELL, J. W. Research methods and organization studies. London: Sage, 1994.

CURY, C. R. J. Quadragésimo ano do parecer CFE nº 977/65. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 7-20, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n30/a02n30>. Acesso em: 20 jun. 2016.

DOWBOR, L. Informação para a cidadania e o desenvolvimento sustentável. 2004. Disponível em: <http://dowbor.org/2004/10/informacao-para-a-cidadania-e-o-desenvolvimento-sustentavel-2.html/>. Acesso em: 20 jun. 2016.

EUROPEAN COMMISSION. Research & Innovation. Disponível em: <http://ec.europa.eu/research/index.cfm>. Acesso em: 20 jun. 2016.

FARIA, L. I. L.; GREGOLIN, J. A. R.; HOFFMANN, W. A. M. Análise da produção científica da UFSCar a partir de indicadores bibliométricos. In: ROCHA-FILHO, R. C.; KIMINAMI, C. S.; PEZZO, M. R. (Org.). 30 anos de pós-graduação na UFSCar: multiplicando conhecimento. São Carlos: EDUFSCar, 2007.

FARIA, L. I. L. Prospecção tecnológica em materiais: aumento da eficiência do tratamento bibliométrico: aplicação na análise de tratamentos de superfície resistentes ao desgaste. 2001. 187 f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais)–Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001.

FIORIN, J. L. Internacionalização da produção científica: a publicação de trabalhos de ciências humanas e sociais em periódicos internacionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 8, p. 263-281, 2007.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo 2004. São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.fapesp.br/2060>. Acesso em: 20 jun. 2016.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO.. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo 2010. São Paulo, 2011. Disponível em:<http://www.fapesp.br/6479>. Acesso em: 20 jun. 2016.

GEPHI. The open graph Viz Platform. 2016. Disponível em:<https://gephi.org/>. Acesso em: 20 jun. 2016.

GREGOLIN, J. A. R. et al. Análise da produção científica a partir de indicadores bibliométricos. In: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo 2004. São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.fapesp.br/2060>. Acesso em: 20 jun. 2016.

ISHIKAWA, T. A carreira de engenharia de materiais e suas oportunidades. In: RODRIGUES, J. A.; LEIVA, D. R. (Org.). Engenharia de materiais para todos. São Carlos: EDUFSCar, 2010. p. 13-16.

KAY, L.; SHAPIRA, P. Developing nanotechnology in Latin America. Journal of Nanoparticle Research, Hudson, v. 11, n. 2, p. 259-278, 2008.

KOSTOFF, R. N.; KOYTCHEFF, R. G.; LAU, C. G. Y. Global nanotechnology research literature overview. Technological Forecasting and Social Change, New York, v. 74, n. 9, p. 1733-1747, 2007.

LIBARDI, W. Um curso de graduação em engenharia de materiais. In: RODRIGUES, J. A.; LEIVA, D. R. (Org.). Engenharia de materiais para todos. São Carlos: EDUFSCar, 2010. p. 17-22.

MILANEZ, D. H. et al. Assessing nanocellulose developments using science and technology indicators. Materials Research, São Carlos, v. 16, n. 3, p. 635-641, jun. 2013.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Indicadores nacionais de ciência e tecnologia. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/740.html?execview=>. Acesso em: 20 jun. 2016.

MOREIRA, M. L.; VELHO, L. Pós-graduação no Brasil: da concepção "ofertista linear" para "novos modos de produção do conhecimento" implicações para avaliação. Avaliação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 625-645, 2008.

NATIONAL SCIENCE FOUNDATION. Science and engineering indicators. Arlington, 2016. Disponível em: <https://www.nsf.gov/statistics/2016/nsb20161/#/> Acesso em: 20 jun. 2016.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM MATERIAIS. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2016. 6.2016. Disponível em: <http://www.nit.ufscar.br>. Acesso em: 20 jun. 2016.

NETBEANS. 2016. Disponível em: <https://netbeans.org/>. Acesso em: 20 jun. 2016.

OBSERVATOIRE DES SCIENCES ET DES TECHNIQUES. Science & technologie indicateurs. Paris: Economica, 2010.

OKUBO, Y. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples. Paris: OECD, 1997. (STI Working Papers, 1997/1).

OLIVEIRA, C. M. B. A produção científica em sustentabilidade e a contribuição da ciência dos materiais. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade)–Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia e Sociedade, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

ORACLE. Technologies: Java. 2016. Disponível em: <http://www.oracle.com/us/technologies/java/jdk-7-netbeans-download-432126.html>. Acesso em: 20 jun. 2016.

POLL, R. Comparing the incomparable? performance measures for national libraries. Alexandria, Manchester, v. 20, n. 3, p. 163-170, 2008.

PORTER, A. L. et al. Refining search terms for nanotechnology. Journal of Nanoparticle Research, Dordrecht, v. 10, n. 5, p. 715-728, 2007.

SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, set./dez. 2009.

SCHWARTZMAN, S. Pesquisa universitária e inovação no Brasil. In: CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Avaliação de políticas de ciência, tecnologia e inovação: diálogo entre experiências internacionais e brasileiras. Brasília, 2008. p. 19-43.

SEVERINO, A. J. A avaliação no PNPG 2005-2010 e a política de pós-graduação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Líber Livro, 2006. p. 51-74.

SILVA, O. O. N. A cultura do produtivismo na área acadêmica: e como fica o rigor nas pesquisas qualitativas? Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 129, p. 176-183, 2012.

VANZ, S. A. S.; STUMPF, I. R. C. A colaboração científica intra e inter-institucional no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 09., 2008, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2008. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/viewFile/3111/2237>. Acesso em: 20 jun. 2016.

VELHO, L.; SOUZA-PAULA, M. C. Introdução. In: CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Avaliação de políticas de ciência, tecnologia e inovação: diálogo entre experiências internacionais e brasileiras. Brasília, 2008. p. 9-18.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e método. 2. ed. São Paulo: Bookman,

YOUTIE, J.; SHAPIRA, P.; PORTER, A. L. Nanotechnology publications and citations by leading countries and blocs. Journal of Nanoparticle Research, Dordrecht, v. 10, n. 6, p. 981-986, 2008.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

AMARAL, R. M. do; QUONIAM, L.; FARIA, L. I. L. de; LEIVA, D. R.; MILANEZ, D. H.; FIORONI, J. Ultrapassando as barreiras de conversão e tratamento de dados: indicadores de produção científica dos programas de pós-graduação em engenharia de materiais e metalúrgica. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 228–253, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245231.228-253. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/66693. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)