Mecanismos de busca de jurisprudência: um instrumento para a organização do conhecimento e recuperação da informação no ambiente jurídico virtual

Autores

  • Tânia da Costa Calheiros Universidade Estadual de Londrina
  • Silvana Drumond Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245232.146-166

Palavras-chave:

Organização e representação do conhecimento. Mecanismos de busca. Ambiente jurídico virtual. Recuperação da informação.

Resumo

No ambiente jurídico virtual faz-se extremamente necessário organizar o conhecimento jurídico por meio da atuação dos bibliotecários especializados e recuperar a informação jurídica para todos os operadores do Direito. O objetivo geral deste estudo é demonstrar como os novos mecanismos de busca de jurisprudência dos principais portais jurídicos do Brasil vêm se tornando instrumentos eficazes para a Organização do Conhecimento e a Recuperação da Informação nos últimos anos. Esta é uma pesquisa de delineamento bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa, com a análise de corpus selecionado nos portais de Tribunais brasileiros. Verificou-se que especificamente os mecanismos de busca de jurisprudência têm sido pouco estudados pela Ciência da Informação através de Teses e Dissertações no âmbito nacional e internacional. Este estudo permite concluir que nos anos de 2013, 2014 e 2015 os novos mecanismos de busca de jurisprudência (do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região/Mato Grosso, do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região/Rio de Janeiro e Espírito Santo) tornaram-se instrumentos eficazes para a Organização do Conhecimento e a Recuperação da Informação no ambiente jurídico virtual devido à instantaneidade das respostas, à maior precisão da busca e ao refinamento dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia da Costa Calheiros, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Ciência da Informação/UEL e graduada em Direito/UEL.

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Ciência da Informação/UEL e Pós-Doutora pela UFMG.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

CALHEIROS, T. da C.; MONTEIRO, S. D. Mecanismos de busca de jurisprudência: um instrumento para a organização do conhecimento e recuperação da informação no ambiente jurídico virtual. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 146–166, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245232.146-166. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/66634. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)