Big Data: fatores potencialmente discriminatórios em análise de dados

Autores

  • Caio Saraiva Coneglian UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • José Eduardo Santarem Segundo USP - Universidade de São Paulo
  • Ricardo Cesar Gonçalves Sant'ana UNESP - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245231.62-86

Palavras-chave:

Big Data. Análises de Dados. Discriminação. Fatores potencialmente discriminatórios.

Resumo

As mudanças tecnológicas vividas a partir da virada do século causaram uma revolução na sociedade, chamada de Big Data, em que as análises de dados para determinar padrões e comportamentos puderam utilizar grandes quantidades de dados. Verifica-se que algumas análises, no contexto do Big Data, estão sendo conduzidas a gerar resultados discriminatórios. O estudo tem como objetivo identificar fatores que, potencialmente, possam gerar discriminação durante o processo de análise de dados. Para tal, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica, enumerando em um quadro os casos de discriminação. Como resultado, identificam-se fatores possivelmente discriminatórios, além de ser feita uma explanação desses fatores. Por meio da pesquisa, verifica-se uma necessidade de existir reflexões profundas dos resultados que são obtidos a partir de análises de dados, ficando clara a necessidade da Ciência da Informação retratar tais questões, a fim de apontar os caminhos a serem tomados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Saraiva Coneglian, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Ciência da Informação no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação UNESP - Universidade Estadual Paulista. Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM.

José Eduardo Santarem Segundo, USP - Universidade de São Paulo

Doutor em Ciência da Informação na UNESP - Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade de São Paulo - USP. Professor vinculado ao Programa de Pós Gradução em Ciência da Informação da UNESP.

Ricardo Cesar Gonçalves Sant'ana, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciência da Informação na UNESP - Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professor vinculado ao Programa de Pós Gradução em Ciência da Informação da UNESP.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

CONEGLIAN, C. S.; SANTAREM SEGUNDO, J. E.; SANT’ANA, R. C. G. Big Data: fatores potencialmente discriminatórios em análise de dados. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 62–86, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245231.62-86. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/62122. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)