Dimensões do relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

  • Tatiana Pereira Queiroz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cláudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245221.37-66

Palavras-chave:

Usuários de informação. Usuário potencial de informação. Sistemas de informação. Relacionamento com egressos. Identificação organizacional. Vínculo. Tomada de decisão.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar os resultados de um estudo feito para identificar os mecanismos do relacionamento entre uma instituição de Educação Superior e seus egressos. Dessa forma, investigou-se como os sistemas de informação podem ser aperfeiçoados com o objetivo de facilitar a gestão dos dados dos egressos de instituições de ensino com a finalidade de aprimorar a conexão entre eles. O ambiente analisado foi o programa de egressos da Universidade Federal de Minas Gerais, o “Sempre UFMG”, e o método de coleta de dados empregado foi o survey eletrônico, cuja amostra apresentou 1.445 respondentes. O estudo baseou-se nos construtos teóricos sobre identificação social e organizacional, papel, vínculo e necessidade de informação. Os resultados apontam para a indispensabilidade da promoção da relação com o futuro egresso desde o seu ingresso na instituição, mantendo-a ativa ao logo de todo o seu trajeto e continuando após a formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Pereira Queiroz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG.

Cláudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor doutor do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação/UFMG.

Referências

AINSWORTH, Mary. Attachments beyond infancy. American Psychologist, v. 44, n. 4, 709-716, 1989.

ALCARÁ, Adriana R. et al. Fatores que influenciam o compartilhamento da informação e do conhecimento. Perspectivas em Ciência e Informação, Belo Horizonte,v. 14, n. 1, p.117-191, 2009.

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de Survey. Tradução de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: UFMG, 1999. Título original: Survey research methods.

BLUMER, Herbert. Symbolic interacionism: perspective and method. USA: University of California, 1986.

BOWLBY, John. Attachment and loss: attachment. London: Basic Books, 1969.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 abr. 2004. Seção 1. p. 3. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 28 dez. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 300 de 30 de janeiro de 2006. Aprova, em extrato, o instrumento de avaliação externa das Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 31 jan. 2006. Seção 1. p. 5. Disponível em: <http://meclegis.mec.gov.br/documento/view/id/75>. Acesso em: 28 dez. 2012.

CAPURRO, R.; HJØRLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n.1, 2007. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/54>. Acesso em: 19 jul. 2013.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2006.

COELHO, Maria do Socorro Costa. Opinião: Egresso e Universidade. Beira do Rio - Jornal da Universidade Federal do Pará, Belém, v. 24, n. 72, maio 2009. Disponível em: <http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2009/3-edicao-72/27-egresso-e-universidade>. Acesso em: 20 dez. 2012.

DATE, C. J. Introdução a sistemas de banco de dados. Daniel Vieira (Trad.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DUMONT, Lígia Maria Moreira. O não-usuário de serviços de informação, este ilustre desconhecido. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 17, 1994, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 1994.

FARIA, Carla Maria G. M. Vinculação e desenvolvimento epistemológico em jovens adultos. 2008. 282 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade do Minho, Braga, 2008.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

HOLLIS, James. O projeto Éden, a busca do outro mágico. São Paulo: Paulus, 2002.

LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Tradução de Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 124 p. Título original: La Science de L'information.

LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, n. 37, p. 73-84, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34151>. Acesso em: 16 mar. 2015.

MAEL, Fred; ASHFORTH, Blake E. Alumni and their alma mater: A partial test of the reformulated model of organizational identification. Journal of Organizational Behavior, Oxford, v. 13, p. 103-123, 1992. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/229700250_Alumni_and_Their_Alma_Mater_A_Partial_Test_of_the_Reformulated_Model_of_Organizational_Identification>. Acesso em: 24 abr. 2013.

McDEARMON, J. Travis. Hail to Thee, Our Alma Mater: Alumni Role Identity and the Relationship to Institutional Support Behaviors. Research in Higher Education, Athens, v. 54, p. 283-302, 2012. Disponível em: <http://link.springer.com/article/10.1007/s11162-012-9271-6>. Acesso em: 13 maio 2013.

MEIRA, Maria Dyrce Dias; KURCGANT, Paulina. Avaliação de curso de graduação segundo egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 481-485, 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf> Acesso em: 19 jan. 2015.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PEARSON, Jerold. Comprehensive research on alumni relationships: Four years of market research at Stanford University. New Directions for Institutional Research, Burlington, v. 101, p. 5-21, 1999. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ir.10101/abstract>. Acesso em: 03 jan. 2014.

QUEIROZ, Tatiana Pereira. O bom filho a casa sempre torna: análise do relacionamento entre a Universidade Federal de Minas Gerais e seus egressos por meio da informação. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-9PRKWC/disserta__o_tatiana_pereira_queiroz___02_09_14___vers_o_final.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 mar. 2015.

SAMUELS, Andrew. A política no divã. São Paulo: Summus, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Núcleo de Avaliação de Políticas Sociais. Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <https://www.ufmg.br/egressos/pesquisa.htm>. Acesso em: 30 jun. 2015.

WILSON, Thomas Daniel. Information needs and uses: fifty years of progress? In:VICKERY, Brian Campbell(Org.). Fifty years of information progress: a journal of documentation review. London: Aslib, 1994. p. 15-51

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

QUEIROZ, T. P.; PAULA, C. P. A. de. Dimensões do relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 37–66, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245221.37-66. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/55555. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)