E-books didáticos nos ambientes de aprendizagem em rede

Autores

  • Charles Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bárbara Zardo De Nardi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245211.193-209

Palavras-chave:

E-books didáticos. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tecnologia educacional. E-learning.

Resumo

Apresenta-se um estudo sobre a relação entre os e-books e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) suportado por dispositivos eletrônicos conectados à Internet. Objetiva-se evidenciar as possibilidades e vantagens que justificam o interesse pelo uso de e-books como parte dos investimentos nos processos educativos em ambientes de aprendizagem em rede. Como metodologia, fez-se uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com viés qualitativo. Como possibilidades e vantagens do uso de e-books didáticos, elencaram-se: a adaptação ou a personalização de processos interativos e conteúdos, conforme as características individuais do estudante; a amplitude no tempo e no espaço da comunicação e da interação entre estudantes e outros envolvidos; a eficiência e a agilidade na gestão do processo educativo; e a redução dos custos pessoais, financeiros e ambientais. Porém, para isso, depende-se do atendimento às necessidades de infraestrutura física e lógica, isto é, Internet de banda larga, rede de energia, mobiliários e equipamentos adequados.

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Biografia do Autor

Charles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina

Richard Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (Pós-Design/UFSC) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGR/UFSC).

Bárbara Zardo De Nardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGR/UFSC).

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Publicado

2015-05-08

Como Citar

RODRIGUES, C.; PERASSI, R.; DE NARDI, B. Z.; FIALHO, F. A. P. E-books didáticos nos ambientes de aprendizagem em rede. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 193–209, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245211.193-209. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50744. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo