E-books didáticos nos ambientes de aprendizagem em rede
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245211.193-209Palavras-chave:
E-books didáticos. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tecnologia educacional. E-learning.Resumo
Apresenta-se um estudo sobre a relação entre os e-books e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) suportado por dispositivos eletrônicos conectados à Internet. Objetiva-se evidenciar as possibilidades e vantagens que justificam o interesse pelo uso de e-books como parte dos investimentos nos processos educativos em ambientes de aprendizagem em rede. Como metodologia, fez-se uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com viés qualitativo. Como possibilidades e vantagens do uso de e-books didáticos, elencaram-se: a adaptação ou a personalização de processos interativos e conteúdos, conforme as características individuais do estudante; a amplitude no tempo e no espaço da comunicação e da interação entre estudantes e outros envolvidos; a eficiência e a agilidade na gestão do processo educativo; e a redução dos custos pessoais, financeiros e ambientais. Porém, para isso, depende-se do atendimento às necessidades de infraestrutura física e lógica, isto é, Internet de banda larga, rede de energia, mobiliários e equipamentos adequados.
Downloads
Referências
ASH, K. Publishers Turn to Cloud Computing to Offer Digital Content. Education Week, Bethesda, v. 5, n. 1, p. 34-36, 2011.
BIDARRA, J. et al. O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad, In: Carvalho, A. Aprender na era digital: jogos e mobile-learning. Santo Tirso: DeFacto, 2012.
BOTTENTUIT, J. B.; COUTINHO, C. P. A problemática dos e-books: um contributo para o estado da arte. In: CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA EM SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA (CISCI), 6., 2007, Orlando, EUA. Anais... Orlando, 2007.
BUFREM, L.; SORRIBAS, T. Práticas de leitura em meio eletrônico. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 11, n. 1, p. 298-326, dez. 2009. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/2038>. Acesso em: 08 out. 2014.
CAVALCANTE, A. et al. A iconografia em comunidades indígenas. Revista Projética, Londrina, v.4, n.2, p. 09-28, jul/dez., 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/viewFile/16043/14237>. Acesso em: 08 out. 2014.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
DZIEKANIAK, G. et al. Considerações sobre o e-book: do hipertexto à preservação digital. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 83-99, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/1899/1035>. Acesso em: 08 out 2014.
EMBONG, A. M. et al. E-books as textbooks in the classroom. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Louisville, v. 47, p. 1802-1809, 2012.
FEDERAL COMMUNICATIONS COMMISSION - FCC. Digital textbook playbook: the digital textbook collaborative. 2012. Disponível em: <http://www.fcc.gov/encyclopedia/digital-textbook-playbook >. Acesso em: 30 abr. 2014.
GROUPE SPECIALE MOBILE - GSMA. Mobile education landscape report. Londres, 2011. Disponível em: <http://www.gsma.com/connectedliving/wp-content/uploads/2012/03/landscape110811interactive.pdf >. Acesso em: 17 jul. 2014.
JANG, S. Study on service models of digital textbooks in cloud computing environment for SMART education. International Journal of u-and e-Service, Science and Technology, Tasmânia, v. 7, n. 1, p.73-82, 2014. Disponível em: <http://www.sersc.org/journals/IJUNESST/vol7_no1/7.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2014.
JUNG, S. M. Leading future education: development of digital textbooks in Korea. In: WORLD TEACHERS’ DAY IN THAILAND, 4., 2009, Bangkok; UNESCO-APEID INTERNATIONAL CONFERENCE QUALITY INNOVATIONS FOR TEACHING AND LEARNING, 12., 2009, Bangkok. Anais... Bangkok, 2009.
OWEN, V. et al. E-books in research libraries: issues of access and use. Ontário, Canadá: CARL, 2008. Disponível em: <http://carl-abrc.ca/uploads/pdfs/copyright/carl_e-book_report-e.pdf >. Acesso em: 17 jul. 2014.
PERASSI, R.; MENEGHEL, T. Conhecimento, mídia e semiótica na área de Mídia do Conhecimento. In: VANZIN, T.; DANDOLINI, G. (Org.). Mídias do conhecimento. Florianópolis: Padion, 2011. v. 1.
PROCÓPIO, E. O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais. São Paulo: Giz, 2010.
United Nations Educational, Scientific and Cultural – UNESCO. The future of mobile learning: implications for policy makers and planners. Paris: UNESCO, 2013. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219637E.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2014.
UNGARETTI, C. E.; FRAGOSO, S. Design gráfico para e-books e livros impressos: proposta de método de projeto simultâneo para explorar a complementaridade dos suportes. Educação Gráfica, Bauru, v. 16, n. 3, p. 17-33, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Charles Rodrigues, Richard Perassi, Bárbara Zardo De Nardi, Francisco Antonio Pereira Fialho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.