A colaboração Brasil-França na pesquisa em Ciências Agrárias (2004-2013)

Autores

  • Sibele Fausto Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (ECA-USP)
  • Pascal Michel Aventurier Institut National de la Recherche Agronomique (INRA)
  • Ricardo Arcanjo de Lima Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Palavras-chave:

Bibliometria, Colaboração científica, Ciências Agrárias, Brasil, França

Resumo

Analisa a colaboração Brasil-França na área de Ciências Agrárias, através de indicadores bibliométricos de atividade e ligação (coautoria), usando como fonte artigos indexados entre 2004 e 2013 na categoria “Agricultural and Biological Sciences” da base de dados Scopus. Os dados recuperados foram tratados no software VantagePoint e os resultados indicam que a cooperação representada em coautorias entre os dois países evoluiu com uma média de 148,10 artigos por ano e a uma taxa de crescimento anual médio de 11,79%. Como assuntos de interesse, tem-se Taxonomia, Amazônia, Eucalipto e Cerrado liderando em número de publicações. Destaca-se os periódicos que apresentaram maior número de artigos publicados bem como a rede de instituições brasileiras e francesas com maior colaboração. O estudo evidencia aspectos importantes da parceria entre Brasil e França, considerando a bibliometria como uma ferramenta de apoio para a análise da cooperação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sibele Fausto, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCI-ECA-USP). Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Bibliotecária do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (DT/SIBiUSP)

Pascal Michel Aventurier, Institut National de la Recherche Agronomique (INRA)

Mestre em  Sciences de l'Information et de la Communication pela Université Pierre Mendès France de Grenoble II (França). Diretor regional de recursos de informação do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), França.

Ricardo Arcanjo de Lima, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Analista de Gestão da Informação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

FAUSTO, S.; AVENTURIER, P. M.; DE LIMA, R. A. A colaboração Brasil-França na pesquisa em Ciências Agrárias (2004-2013). Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 207–228, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49303. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)