Contribuição da análise multivariada para os indicadores de avaliação dos programas de pós graduação: uma análise na área de Matemática (2007-2009)
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245211.130-149Palavras-chave:
Indicadores bibliométricos. Avaliação dos programas de pósgraduação. Pós-graduação em Matemática.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores quantitativos, utilizados na CAPES, e o conceito final de cada programa de pósgraduação, por meio da aplicação de procedimentos estatísticos multivariados, a fim de contribuir para a compreensão do sistema de avaliação da pós-graduação brasileira. Para o conjunto dos 26 programas de pós-graduação da área de Matemática, no triênio 2007-2009, foram avaliados, por meio de métodos multivariados, os seguintes indicadores: total de teses e dissertações defendidas e média de artigos por docente permanente, segundo a estratificação Qualis. Observou-se, em todas as Análises de clusters realizadas, que os programas com conceito CAPES 3 aglutinaram-se sempre em um único grupo, ao passo que os demais foram se separando à medida em que foram inseridos mais indicadores na análise. Ainda, quanto mais indicadores foram incluídos na análise, mais refinado e próximo do conceito atribuído pela CAPES foi o resultado.Downloads
Referências
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação 2005- 2010. Brasília: CAPES, dez. 2004. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/planonacional-de-posgraduacao/pnpgs-anteriores>. Acesso em: 25 maio 2014.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR (CAPES). Avaliação trienal 2013: documento de área 2013, Matemática/Probabilidade e Estatística. Brasília: CAPES, 2013, documento eletrônico. Disponível em:
<http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Matematica_Probabilidade_Estatistica_doc_area_e_comiss%C3%A3o_att08deoutubro.pdf >. Acesso em 22 dez. 2014.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR (CAPES). Avaliação da pós-graduação. Brasília: CAPES, maio 2014a. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/avaliacao-da-pos-graduacao>. Acesso em: 21 maio. 2014.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR (CAPES). Planilhas comparativas da avaliação trienal 2010. Brasília: CAPES, maio 2014b. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/avaliacao-da-pos-graduacao>. Acesso em: 21 maio. 2014.
CASTANHA, Renata Cristina Gutierres. Indicadores de avaliação de programas de pós-graduação no Brasil: uma análise multivariada na área de Matemática. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
CASTRO, Cláudio de Moura; SOARES, Gláucio Ary Dillon. Avaliando as avaliações da Capes. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 63-73, jul./set. 1983.
GATTI, Bernardete Angelina. Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 108-116, set./dez. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a10.pdf>. Acesso em: 25 maio 2014.
HAIR, Joseph F. et al. Multivariate data analysis. 7 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2009.
LEITE, Maria Flávia Barbosa et al. Análise dos programas de pós-graduação em Administração reconhecidos pela CAPES: uma abordagem multivariada por análise cluster. FACEF Pesquisa, Franca, v. 10, n. 1, p. 20-34, 2007.
MACCARI, Emerson Antonio; LIMA, Manolita Correia; RICCIO, Edson Luiz. Uso do Sistema de Avaliação da CAPES por Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 11, n. 25, p.68-96, set./dez., 2009.
MARTINS, Dalton Lopes. Uso de análise multivariada para mapeamento do perfil de internacionalização das Universidades Federais Brasileiras: um estudo exploratório a partir de dados disponíveis na base Web of Science. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 4., Recife. Anais... Recife: UFPE, 2014.
MIRANDA, Caroline Maria Guerra de; ALMEIDA, Adiel Teixeira de. Avaliação de pós-graduação com método ELECTRE TRI: o caso de engenharias III da CAPES. Production, São Paulo, v. 13, n. 3, 2003.
MOREIRA, Carlos Otávio F.; HORTALE, Virgínia Alonso; HARTZ, Zulmira de Araújo. Avaliação da Pós-graduação: Buscando consenso. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, v. 1, n. 1, p. 26-40, jul. 2004.
VIANA, Adriana Backx Noronha; MANTOVANI, Daielly Melina Nassif; VIEIRA, Amanda Ribeiro. Análise dos programas de pós-graduação avaliados pela Capes: relação entre conceitos dos programas e índice de publicação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2008, p. 1-10.
OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. A produção científica em organização e representação do conhecimento no Brasil: uma análise bibliométrica do GT-2 da ANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2009.
SILVA, Maurício da Rocha e. O novo Qualis e o futuro dos periódicos científicos brasileiros. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 96-97, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.