Contribuição da análise multivariada para os indicadores de avaliação dos programas de pós graduação: uma análise na área de Matemática (2007-2009)

Autores

  • Renata Cristina Gutierres Castanha UNESP - Univ Estadual Paulista
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio UNESP - Univ Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245211.130-149

Palavras-chave:

Indicadores bibliométricos. Avaliação dos programas de pósgraduação. Pós-graduação em Matemática.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre os indicadores quantitativos, utilizados na CAPES, e o conceito final de cada programa de pósgraduação, por meio da aplicação de procedimentos estatísticos multivariados, a fim de contribuir para a compreensão do sistema de avaliação da pós-graduação brasileira. Para o conjunto dos 26 programas de pós-graduação da área de Matemática, no triênio 2007-2009, foram avaliados, por meio de métodos multivariados, os seguintes indicadores: total de teses e dissertações defendidas e média de artigos por docente permanente, segundo a estratificação Qualis. Observou-se, em todas as Análises de clusters realizadas, que os programas com conceito CAPES 3 aglutinaram-se sempre em um único grupo, ao passo que os demais foram se separando à medida em que foram inseridos mais indicadores na análise. Ainda, quanto mais indicadores foram incluídos na análise, mais refinado e próximo do conceito atribuído pela CAPES foi o resultado.

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Biografia do Autor

Renata Cristina Gutierres Castanha, UNESP - Univ Estadual Paulista

Mestre em Ciência da Informação

 

Maria Cláudia Cabrini Grácio, UNESP - Univ Estadual Paulista

Doutora em Lógica

Docente da UNESP - Univ Estadual Paulista

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Publicado

2015-05-08

Como Citar

GUTIERRES CASTANHA, R. C.; CABRINI GRÁCIO, M. C. Contribuição da análise multivariada para os indicadores de avaliação dos programas de pós graduação: uma análise na área de Matemática (2007-2009). Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 130–149, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245211.130-149. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49231. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos