Meio Ambiente: a sustentabilidade passa pela educação (em todos os níveis, inclusive pela mídia)

Autores

  • Pedro Celso Campos UNESP

Palavras-chave:

Jornalismo, educação, meio ambiente, vida, sustentabilidade

Resumo

O conceito de sustentabilidade está presente no debate sobre o meio ambiente desde os anos 1970, mas ainda é pouco entendido entre alguns setores. Na verdade o termo acaba se prestando a confusões propositais, pois tanto pode ser usado pelos ambientalistas em defesa da vida; como pelos neo-liberais, em defesa do lucro, do mercado, da “geração de empregos” etc. Diante da importância do tema, é indispensável que os jovens possam desenvolver um olhar crítico sobre a questão, tanto no ensino básico, como na universidade. Também a mídia, naturalmente, tem o dever social de “passar esta lição” para que todos possam fazê-la corretamente em casa, na rua, no trabalho, na estrada, em todo lugar. Neste artigo vamos estudar, embora rapidamente, alguns conceitos relacionados com a sustentação da vida em nosso planeta.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Celso Campos, UNESP

Pedro Celso Campos,57, defendeu sua tese de doutorado em 28.03.2006, na ECA-USP, sob o título "Jornalismo Ambiental e Consumo Sustentável - Proposta de Comunicação Integrada para a Educação Permanente", 324p., sob orientação do Prof. Dr. Luiz Barco. Dessa tese foi retirado o presente artigo. É jornalista profissional desde 1969, graduado pela Universidade de Brasília, e há dez anos ensina "Produção Jornalística - Técnicas de Reportagem e Entrevista" e "Jornalismo Impresso III" na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru. E-mail: pcampos@faac.unesp.br Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2007-03-02

Como Citar

CAMPOS, P. C. Meio Ambiente: a sustentabilidade passa pela educação (em todos os níveis, inclusive pela mídia). Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 387–419, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/42. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo