A editora universitária e o compromisso da universidade com as práticas de divulgação do conhecimento produzido

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco
  • Tânia Maria Braga Garcia Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Editoras universitárias. Práticas editoriais. Editores universitários

Resumo

Apresenta resultados de leituras, observação e pesquisa exploratória sobre as editoras universitárias no Brasil, diante dos desafios e tensões da institucionalização de suas práticas, de modo especial relativas ao compromisso acadêmico frente aos imperativos de mercado, à valorização dos periódicos como veículos privilegiados da comunicação científica e às condições estruturais, burocráticas e financeiras das editoras, diante das possibilidades de conciliar modos de produção e essas condições. Realiza pesquisa bibliográfica e entrevistas com diretores das editoras universitárias brasileiras. Conclui destacando a posição de editores universitários em prol do ideal acadêmico, presente em todos os depoimentos, indicando a necessidade de rever estruturas e modos de produção, sem que se perca a dimensão social e política das editoras e o compromisso institucional da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE -, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília -  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Tânia Maria Braga Garcia, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – Usp.

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Downloads

Publicado

2014-06-11

Como Citar

BUFREM, L. S.; GARCIA, T. M. B. A editora universitária e o compromisso da universidade com as práticas de divulgação do conhecimento produzido. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 151–164, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/40816. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo