Os Meios e a constituição de uma “condição retórica” da cultura

Autores

  • Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa PUC-SP

Palavras-chave:

Retórica. Ambientes comunicacionais. Fronteira semiótica. Memória.

Resumo

Este artigo visa discutir o modo pelo qual ocorre a redefinição das práticas retóricas, como também, a ressignificação da ideia de persuadir, quando a constituição das mensagens persuasivas é entendida pelo processo de modelização ocasionado pela interação entre diferentes ambientes comunicacionais. Tendo por base a compreensão sistêmica da cultura formulada pelos Teóricos da Escola de Tártu-Moscou e a definição ambiental dos meios segundo Marshall McLuhan, procederemos a discriminação semiótica do anúncio veiculado pelo canal a cabo HBO, com o intuito de indicar como a sua articulação retórica não pode prescindir da consideração da fronteira sígnica edificada entre diferentes ambiências.  Com isso, criam-se as condições para a constituição de uma “memória textual” comum que é compartilhada por um auditório/texto, como também, de uma “condição retórica”, caracterizada por uma prática eminentemente relacional e responsiva, pela qual o efeito retórico-persuasivo é produzido.

 

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Biografia do Autor

Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, PUC-SP

Pós-Dra. em Ciências da Comunicação ECA-USP; Profa. do Depto. de Arte PUC-SP.

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Publicado

2013-12-19

Como Citar

NAKAGAWA, R. M. de O. Os Meios e a constituição de uma “condição retórica” da cultura. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 36–57, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/39895. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo