Região Platina/MERCOSUL: projetos desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Maria na área de Artes e Letras

Gilberto Fladimar Rodrigues Viana, Daniel Flores

Resumo


Neste artigo, é feito um levantamento sobre o número de projetos registrados no âmbito do Centro de Artes e Letras (CAL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período 1992/2008, com temáticas referentes à região Platina e/ou ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Para esse levantamento, utilizou-se relatório solicitado e emitido pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), através do Sistema de Informações para o Ensino (SIE). Foram levantados os números em relação aos tipos de projetos, situações e sua origem – se de graduação, ou de pós-graduação, além de outras informações pertinentes a projetos. A análise dessas informações foi feita a partir de uma abordagem quantitativa e tratou-se o tema sob enfoque do banco de dados como patrimônio documental. Enfatiza-se que o referido banco de dados deve ser administrado de forma a garantir a autenticidade e a fidedignidade dos documentos, assim como viabilizar o acesso deles à sociedade.


Palavras-chave


Arquivologia. Patrimônio documental. Projeto. Região Platina. MERCOSUL. UFSM.

Texto completo:

RESUMO PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Google Scholar, Instagram, TwitterFacebook.

Classifica ção Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)