Elas estão no pódio: análise de revistas brasileiras em Educação Física e Esportes

Autores

  • Ivone Job ESEF UFRGS
  • Ana Maria Mattos Escola de Administração, UFRGS
  • Ana Gabriela Clipes Ferreira Faculdade de Educação, UFRGS

Palavras-chave:

Comunicação científica. Periódico Científico. Indicadores. Educação Física e Esportes

Resumo

Analisam-se 13 indicadores relacionados com a gestão e a transparência no processo de edição de revistas em aspectos que estão ligados diretamente à confiança da comunidade acadêmica no sistema de publicação de revista e em sua credibilidade científica. São eles: (i) ano de criação (ii) escopo, (iii) o apoio financeiro, (iv) o processo de arbitragem, (v) a periodicidade, (vi) número de artigos por fascículo, (vii) o número de membros da equipe editorial, (viii) a existência de Digital Object Identifier (DOI), (ix) a classificação Qualis na área, (x) as bases sobre as quais estão indexadas, (xi) a natureza institucional da responsabilidade: pública ou privada, (xii) software utilizado na sua edição, (xiii) idioma. A coleta de informações para responder a estes indicadores foi feita nas versões eletrônicas das revistas em suas diferentes seções.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Job, ESEF UFRGS

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  – UFRGS. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Bibliotecária da Escola Superior de Educação Física (ESEF/UFRGS).

Ana Maria Mattos, Escola de Administração, UFRGS

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Bibliotecária da Escola de Administração (EA/UFRGS)

Ana Gabriela Clipes Ferreira, Faculdade de Educação, UFRGS

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  – UFRGS. Bibliotecária-Chefe da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS)

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

JOB, I.; MATTOS, A. M.; FERREIRA, A. G. C. Elas estão no pódio: análise de revistas brasileiras em Educação Física e Esportes. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 161–178, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33238. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)