Tendência das mídias a partir de um olhar sobre a história
Palavras-chave:
Mídias – história, mídias – tendências.Resumo
A observação das respostas dadas pelas mídias à história torna possível apontar para uma tendência de futuro próximo de formatos. O presente artigo tem o objetivo de relacionar os diferentes momentos históricos que marcam os séculos XX e XXI e o desenvolvimento das tecnologias midiáticas. Entende-se que as modificações das mídias estão associadas a um determinado contexto e tornam-se uma resposta às perguntas presentes nestes diferentes horizontes. Tal observação e a descrição das características do atual momento, levam à possibilidade de apontar ou justificar as características tecnológicas da mídia. O recorte pelo século XX se justifica por ser este período aquele em que estão concentradas as mais significativas invenções voltadas para a comunicação: o rádio, a televisão e a internet, marcando ainda a força do impresso. Esta convivência de diferentes formatos faz do século XX um marco para qualquer investigação. O início do século, marcado por uma demanda por transmissões a distância, encontra no rádio uma resposta que se aperfeiçoará em móvel, quando a sociedade buscar a mobilidade. A valorização do olhar e da imagem, resultante da movimentação das grandes cidades, chega à consolidação da televisão. A sociedade hipermoderna e individualista do século XXI verifica a expansão da telefonia celular como suporte para a internet móvel e a convergência de linguagens da comunicação.
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