Tendência das mídias a partir de um olhar sobre a história

Autores

  • Mágda Cunha PUCRS

Palavras-chave:

Mídias – história, mídias – tendências.

Resumo

A observação das respostas dadas pelas mídias à história torna possível apontar para uma tendência de futuro próximo de formatos. O presente artigo tem o objetivo de relacionar os diferentes momentos históricos que marcam os séculos XX e XXI e o desenvolvimento das tecnologias midiáticas. Entende-se que as modificações das mídias estão associadas a um determinado contexto e tornam-se uma resposta às perguntas presentes nestes diferentes horizontes. Tal observação e a descrição das características do atual momento, levam à possibilidade de apontar ou justificar as características tecnológicas da mídia. O recorte pelo século XX se justifica por ser este período aquele em que estão concentradas as mais significativas invenções voltadas para a comunicação: o rádio, a televisão e a internet, marcando ainda a força do impresso. Esta convivência de diferentes formatos faz do século XX um marco para qualquer investigação. O início do século, marcado por uma demanda por transmissões a distância, encontra no rádio uma resposta que se aperfeiçoará em móvel, quando a sociedade buscar a mobilidade. A valorização do olhar e da imagem, resultante da movimentação das grandes cidades, chega à consolidação da televisão. A sociedade hipermoderna e individualista do século XXI verifica a expansão da telefonia celular como suporte para a internet móvel e a convergência de linguagens da comunicação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mágda Cunha, PUCRS

Jornalista, professora de Radiojornalismo da PUCRS, Mestre em Comunicação Social e Doutora em Letras Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2007-03-02

Como Citar

CUNHA, M. Tendência das mídias a partir de um olhar sobre a história. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 253–271, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e História