Da filosofia da diferença à reflexão sobre o conceito de multiplicidade para pensar o método em comunicação

Autores

  • Lisiane Machado Aguiar
  • Nísia Martins do Rosário UFRGS

Palavras-chave:

Multiplicidades. Metodologia. Método. Comunicação.

Resumo

O objetivo central da proposta é desenvolver uma abordagem sobre pontos de vista acerca da ciência, do método e das metodologias em Comunicação que se construam sobre uma perspectiva das multiplicidades. A partir de uma visão que perpassa a filosofia e a sociologia, considerando apropriações e adequações de conhecimentos transdisciplinares, o debate visa a se organizar na comunicação por um pensamento crítico, considerando igualmente o compromisso social da pesquisa. Assim, as tratativas do artigo se configuram sobre o debate acerca do conceito e do uso do método na inter-relação com as reflexões desenvolvidas por pensadores pós-estruturalistas, bem como busca versar sobre procedimentos metodológicos decorrentes desse viés.

In the philosophy of difference to the debate of multiplicities to consider the method in communication

Abstract: The main goal of the proposal is to develop an approach to views concerning science, method and methodologies in communication which build themselves under a perspective of multiplicities. From a view which permeates Philosophy and Sociology, considering appropriation and adjustments of transdisciplinary knowledge, the debate aims to organize itself in communication through a critical thinking. Thus, the issues of the article configure themselves about the debate regarding the method concept and use in the interrelation with the reflections developed by poststructuralist thinkers, as well as seek to relate to methodological procedures due to this bias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Machado Aguiar

Mestre em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em Comunicação Social: Hab. Publicidade e Propaganda (2008) e graduanda de Jornalismo na Unisinos. Membro do Grupo de pesquisa em semiótica e culturas da comunicação (GPESC) da UFRGS e do Grupo de pesquisa em processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (PROCESSOCOM) da UNISINOS.

Nísia Martins do Rosário, UFRGS

Professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq nível 2. Possui doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e graduação em Comunicação Social pela mesma instituição.Tem experiência no mercado da comunicação social como repórter, editora e assessora de comunicação. A ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: audiovisual, corpo e semiótica.

Downloads

Publicado

2013-07-25

Como Citar

AGUIAR, L. M.; DO ROSÁRIO, N. M. Da filosofia da diferença à reflexão sobre o conceito de multiplicidade para pensar o método em comunicação. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 239–257, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/30713. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo