Museus Portugueses de 1974 à atualidade: da resolução de problemas funcionais à comunidade

Autores

  • Alice Duarte Universidade do Porto - Faculdade de Letras

Palavras-chave:

Museus locais. Rede Portuguesa de Museus. Portugal. Noção de património.

Resumo

Começo por sistematizar um conjunto de informações relativas ao panorama museológico português tendo como marco de partida 1974 e de chegada a atualidade. De forma necessariamente esquemática, procuro destacar as diferentes fases de consolidação e desenvolvimento dos próprios museus e dos seus organismos tutelares e respetivo enquadramento legal. Os anos de 1990 apresentam-se como anos do boom dos museus, nomeadamente, dos museus locais e de tutela autárquica. A análise prossegue notando como certas dinâmicas inicialmente presentes – como os ideais de mobilização e um sentido forte de comunidade – desaparecem e os esforços se orientam mais para a resolução de problemas funcionais dos museus. Termino apelando à necessidade de reconceptualização da noção de património com o auxílio da qual mais eficazmente o museu poderá cumprir as suas funções sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Duarte, Universidade do Porto - Faculdade de Letras

Licenciada, mestre e doutorada em Antropologia Social e Cultural, respectivamente pela Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho e Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Especialização em Antropologia das Sociedades Complexas e EtnoMuseologia. Principais áreas científicas de investigação: Antropologia do Consumo, Museologia, Problemáticas do Património e Desenvolvimento Local. Docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1990, onde lecciona nas áreas da Museologia, Património, Etnografia e Metodologias de Investigação, Sociedades Contemporâneas e Globalização. Actualmente desenvolve um projecto de investigação onde procura atender às interconexões das dinâmicas globais e locais através da Etnografia aprofundada de uma ONG Internacional.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

DUARTE, A. Museus Portugueses de 1974 à atualidade: da resolução de problemas funcionais à comunidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 15–30, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/27118. Acesso em: 28 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos