A Presença de valores-notícia no imaginário dos receptores de telejornais nacionais nas Reservas de Amanã e Mamirauá

Autores

  • Ana Eliza Ferreira Alvim Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/ Aluna
  • Bruno Fuser Universidade Federal de Juiz de Foraq Professor Adjunto

Palavras-chave:

Recepção. Telejornalismo. Valores-notícia. Identidade. Drama.

Resumo

O trabalho buscou identificar, no imaginário dos ribeirinhos moradores das reservas de desenvolvimento sustentável Amanã e Mamirauá, no Amazonas, a presença de valores-notícia comumente usados no telejornalismo. Por meio da análise de conteúdo (AC) desenvolvida sobre uma série de entrevistas com moradores de quatro comunidades, foi possível estudar a atribuição de importância, por esse público, a fatos que se tornam notícia por valores como raridade, impacto, conflito, entretenimento, entre outros. A investigação considerou as propostas dos estudos da recepção, que reconhecem o papel ativo do receptor e o caráter dialógico que marca as relações entre ele e o pólo emissor; neste caso, o foco recaiu sobre a TV como meio de comunicação de massa. Chamou atenção o grande número de menções a notícias de caráter trágico ou dramático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Eliza Ferreira Alvim Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA/ Aluna

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é também especialista em Comunicação Empresarial e bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição. Atualmente é jornalista e responsável pela equipe de Captação de Doadores na unidade da Fundação Hemominas em Juiz de Fora.

Bruno Fuser, Universidade Federal de Juiz de Foraq Professor Adjunto

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995 e 2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, cinema, jornalismo, tecnologias da informação e da comunicação e imagem.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

SILVA, A. E. F. A.; FUSER, B. A Presença de valores-notícia no imaginário dos receptores de telejornais nacionais nas Reservas de Amanã e Mamirauá. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 159–175, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/26865. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo