Cotidiano e Experiência na Fotografia Contemporânea

Autores

  • Victa de Carvalho ECO/UFRJ

Palavras-chave:

Fotografia, Experiência, Cotidiano

Resumo

No contexto atual das instalações fotográficas, é marcante o investimento de alguns artistas na renovação de linguagens e estéticas que apostam no cotidiano como estratégia de experiência. Em meio a uma superprodução de imagens do dia-a-dia das grandes cidades, de numerosas cenas corriqueiras e banais recentemente apresentadas em instituições de artes, as condições para uma experiência estética parecem, a princípio, tão precárias quanto a chance de "uma experiência" na vida ordinária. O objetivo desse artigo é analisar as relações entre cotidiano e experiência a partir dos trabalhos de Jeff Wall e Philip- Lorca diCorsia tendo em vista os desafios da fotografia na arte contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victa de Carvalho, ECO/UFRJ

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ com estágio de pesquisa na Univeristé de Paris 1. Professora adjunta na ECO/UFRJ, coordenadora do Ciclo Básico e coordenadora do Laboratório de Fotografia

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

CARVALHO, V. de. Cotidiano e Experiência na Fotografia Contemporânea. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 195–209, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18543. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo