O Imaginário de Porto Alegre por seus cartões-postais

Autores

  • Rudimar Baldissera UFRGS
  • Sandra M. L. P. Gonçalves UFRGS
  • Enoí Dagô Liedke UFRGS

Palavras-chave:

Comunicação, imaginário, cartão-postal, Porto Alegre, RS

Resumo

Apresenta-se a análise de 61 cartões-postais sobre Porto Alegre/RS com o objetivo de revelar o imaginário da cidade por eles/neles atualizado como fala autorizada. Segundo o imaginário dos/nos postais, Porto Alegre é uma cidade agigantada em imagens de prédios emaranhados e, ao mesmo tempo, vazia, estática, tolhida de relações sociais. Nela a experimentação parece ser negada. A cidade dos postais é diurna, não tem movimento, tem cores frias e está justaposta ao rio, mas pouco dialoga com ele. Arquitetonicamente (elementos arquitetônicos são o principal foco das imagens), a Porto Alegre dos postais é a da região central onde se encontra a maior concentração de prédios reconhecidos como patrimônio. Nos postais – que também são registro, memória – o imaginário e a cultura gauchesca acionados são pouco expressivos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudimar Baldissera, UFRGS

D

Sandra M. L. P. Gonçalves, UFRGS

Doutora em comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ); Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ); Professora adjunta do Curso de Comunicação Social da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de fotografia. Fotodocumentarista Social.

Enoí Dagô Liedke, UFRGS

Doutoranda do Programa Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (UP e UA – Portugal); Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA-UFRN); Professora assistente do Curso de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2010-11-08

Como Citar

BALDISSERA, R.; GONÇALVES, S. M. L. P.; LIEDKE, E. D. O Imaginário de Porto Alegre por seus cartões-postais. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, p. 79–94, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16226. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)