Filosofia do idealismo mágico operacionalizada nas técnicas de transição da imagem do ecossistema analógico para o digital

Autores

  • Cláudio Clécio Vidal Eufrausino Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Imagem, transformação digital, aura, ecossistema comunicacional, reprodutibilidade técnica.

Resumo

O propósito deste artigo é investigar como a corrente filosófica chamada idealismo mágico – que, posteriormente, influenciou pensadores como Walter Benjamin e Michel Foucault – relacionam-se à transformação digital da imagem. Analisa-se, especificamente, o caso da restauração e da colorização digitais de imagens antigas. É trabalhada a hipótese de que estes processos encontram identidade na tensão entre a ascensão e o declínio da aura. Noção, por meio da qual Benjamin reflete sobre o conflito entre a unicidade da experiência do tempo e do espaço e a reprodutibilidade técnica. Os referidos movimentos da aura estão, conforme as ideias trabalhadas, associados à transição de imagens do ecossistema analógico para o digital. PALAVRAS-CHAVE: Imagem. Transformação digital. Aura. Ecossistema comunicacional. Reprodutibilidade técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Clécio Vidal Eufrausino, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação, mídia e cultura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ivestiga a comunicação de conceitos das ciências humanas e da filosofia por meio da linguagem alegórica (com destaque para narrativas mitológicas contemporâneas). Foi eleito um dos ganhadores do prêmio Jovens Produtores de Mídia (Unesco, 2006) pelo trabalho desenvolvido junto à Articulação Aids Pernambuco.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

VIDAL EUFRAUSINO, C. C. Filosofia do idealismo mágico operacionalizada nas técnicas de transição da imagem do ecossistema analógico para o digital. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 65–86, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/15658. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo