A produção intelectual em Ciência da Informação: análise de citações do DCI/UFRGS de 2000 a 2008

Autores

  • Josiane Gonçalves Costa UFRGS
  • Samile Andréa de Souza Vanz UFRGS

Palavras-chave:

Bibliometria. Cientometria. Análise de citações. Produção docente. Desenvolvimento de coleções. Ciência da Informação.

Resumo

Através da análise de citações, promove-se a investigação de 3.451 referências citadas em 248 trabalhos publicados pelos docentes do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2000 e 2008. O objetivo do estudo foi subsidiar o planejamento estratégico no âmbito do Desenvolvimento de Coleções da biblioteca da Instituição. Os resultados indicam preferência pelo uso de livros e capítulos (44,0%), seguidos por artigos de periódico (31,3%), ambos em português (75,3%). Como periódicos mais citados aparecem Ciência da Informação (16,6%) seguida pelo Journal of the American Society for Information Science (4,9%). Foram citados 1.603 autores diferentes e 1.519 títulos de livros. O ranking dos autores e livros exalta o caráter interdisciplinar do DCI e da própria área, reforçando a idéia de que a Ciência da Informação no Brasil é um campo em formação, sem padrões constantes para a comunicação científica. Conclui que a análise de citações é um método válido para apurar os hábitos de uso da informação, porém, requer atenção quanto à interpretação dos resultados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Gonçalves Costa, UFRGS

Especialista em Gestão de Bibliotecas Universitárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), Biblioteca Setorial

Samile Andréa de Souza Vanz, UFRGS

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Departamento de Ciências da Informação – UFRGS.

Downloads

Publicado

2010-07-20

Como Citar

COSTA, J. G.; VANZ, S. A. de S. A produção intelectual em Ciência da Informação: análise de citações do DCI/UFRGS de 2000 a 2008. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 79–93, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12921. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>