A organização da informação e a comunicação científica: implicações para os profissionais e usuários da informação

Autores

  • Gisele Vasconcelos Dziekaniak FURG

Palavras-chave:

Organização da informação. Tecnologia da informação. Usuários da informação. Produção do conhecimento. Comunicação científica.

Resumo

Discute a relação entre produção e disseminação da informação com as práticas utilizadas pelos bibliotecários e usuários da informação, tendo como cenário a (r)evolução tecnológica, através da qual documentos surgem em formato nato-digital com velocidade de publicação inigualável. Aponta a obsolescência das metodologias utilizadas para tratamento da informação em bibliotecas tradicionais, diante das possibilidades tecnológicas para tratamento da informação como mecanismos de busca e indexação em repositórios eletrônicos. Discute as necessidades informacionais de tipos de usuários da informação. Para tanto, aborda os repositórios institucionais, o Open Archives, as ontologias e a Web Semântica, como iniciativas para suprir necessidades dos leitores por acesso a textos completos em ambiente digital. Defende que a Biblioteconomia contemporânea precisa se pautar neste percurso evolutivo das tecnologias da informação no âmbito da organização e recuperação da informação, para assim entender e reconduzir o novo necessário no tratamento informacional, através das teorias e metodologias legadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Vasconcelos Dziekaniak, FURG

Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Tecnologia (EduTec/CNPq/FURG).

Downloads

Publicado

2010-07-20

Como Citar

DZIEKANIAK, G. V. A organização da informação e a comunicação científica: implicações para os profissionais e usuários da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 45–59, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/11434. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo