Agendamento, disputas e construção do gaúcho na Internet

Autores

  • Liliane Dutra Brignol

Palavras-chave:

Midiatização, internet, identidade cultural gaúcha

Resumo

O artigo, a partir da observação de um site sobre cultura gaúcha, levanta questões sobre a construção das identidades culturais nas mídias, especialmente na Internet. No recorte proposto, parte da pesquisa “Identidade cultural gaúcha nos usos sociais da Internet: um estudo de caso sobre a Página do Gaúcho”, são apresentados três casos de agendamento midiático reforçado pela dinâmica de produção e usos da Internet: o envolvimento com a minissérie A casa das sete mulheres, o boicote ao humorístico Casseta & Planeta e as discussões geradas por uma manifestação homossexual durante um evento tradicionalista na capital do Rio Grande do Sul. Ancorado nos conceitos de midiatização, estratégias identitárias e usos sociais das mídias, o texto reflete sobre os modos pelos quais a experimentação identitária potencializada pela Internet está atuando para a reelaboração do significado atribuído à identidade gaúcha desde a sua construção midiática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Dutra Brignol

Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

BRIGNOL, L. D. Agendamento, disputas e construção do gaúcho na Internet. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 83–101, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/113. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo