As dimensões da mediação da informação como fundamento para a mediação da leitura voltada para o idoso

Autores

  • Fausto José Silva Calheira Universidade Federal da Bahia
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.112916

Palavras-chave:

Mediação da leitura, Mediação da informação, Dimensões da mediação da informação, Idosos

Resumo

A prática da leitura possibilita o intercâmbio de informações importantes e apoia o desenvolvimento das capacidades intelectuais e o senso crítico dos sujeitos. A mediação da leitura também contribui com o processo de (re)construção do conhecimento e, ao mesmo tempo, visa proporcionar uma autonomia diante da interpretação e das emoções que são geradas no momento da leitura. Nessa perspectiva, este estudo evidencia o alcance das dimensões da mediação da informação propostas por Gomes (2014, 2016, 2017, 2019a, 2019b) nas atividades de mediação da leitura com os idosos. Quanto à metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa, com o uso do método documental. Buscou-se a articulação dos aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram a discussão sobre as atividades de mediação da leitura com os idosos, realizadas e documentadas pelas instituições de longa permanência localizadas em Salvador, Bahia. Por meio do desenvolvimento reflexivo, considera que o mediador, ao buscar uma atuação consciente nas atividades de mediação da leitura, de modo a alcançar as cinco dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política, contribui com o processo de ressignificação da vida dos idosos e com a apropriação da informação por parte dos sujeitos envolvidos na ação mediadora, o que favorecerá o fortalecimento do protagonismo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fausto José Silva Calheira, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Enfermagem - Faculdade de Ilhéus (2014). Granduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2019). Atualmente encontra-se vinculado ao programa de pós graduação na modalidade de mestrado do (PPGCI-UFBA). Atua principalmente nos seguintes temas: mediação da leitura, mediação da informação, idoso e bibliotecas.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (GEPEMCI). Coordenadora do projeto de extensão Lapidar: ações de leitura para o protagonismo social e Vice coordenadora do projeto de extensão Rede Mediar. Doutora em Ciência da Informação (2015) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação (2009) também pela UFBA. Atua na área de Ciência da Informação. No ano de 2008 realizou atividades de iniciação científica pelo PIBIC/UFBA sem bolsa, passando em 2009 a desenvolver essas atividades de pesquisa com bolsa mantida pela FAPESB . Atuou como tutora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica PIBIC/UFBA/CNPq, sob a orientação da Profa. Dra. Henriette Ferreira Gomes, através do projeto ?Mediação para leitura e escrita nas atividades das bibliotecas das universidades públicas brasileiras?. Atua principalmente nos seguintes temas: mediação da informação; mediação da leitura; gestão da informação e do conhecimento; bibliotecas universitárias; comunicação em bibliotecas universitárias - web social.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (Org.). Mediação Oral da Informação e da Leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007, Londrina. Anais eletrônicos [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007.

BORTOLIN, Sueli. Mediação Oral da Literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

BOSO, Augiza Karla et al. Aspectos cognitivos da leitura: conhecimento prévio e teoria dos esquemas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 24- 39, jul./dez. 2010.

CAVALCANTE, Lídia Eugenia. Mediação da leitura e formação do

leitor. In: NETTO, Raymundo; CAVALCANTE, Lídia Eugenia (Org.). Curso de Formação de Mediadores da Leitura. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2018.

COSTA, Clarissa Benassi Gonçalves da; BORTOLIN, Sueli. A terceira idade e as ações de leitura dos bibliotecários de duas instituições. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007, Londrina. Anais eletrônicos [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina,

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Henriette Ferreira. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, Valdir; JACKS, Nilda; GOLIN, Cida.

(Org.). Epistemologias, Comunicação e Informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 91-107.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio/ago. 2014.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira

(Org.). Informação e Protagonismo Social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 27-44.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23, out./dez. 2020.

GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 10-21, mar. 2019.

NHOQUE, Janete Ribeiro; WEISS, Cláudia Suéli; NEITZEL, Adair de Aguiar. Mediação de leitura: o olhar dos alunos sobre o trabalho com textos literários. Educação em Foco, Juiz de Fora, n. 30, p. 247-266, jan./abr. 2017.

OLIVEIRA, Amanda Leal de. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014. 250 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

PAES, Camila da Rocha. Idosos Moradores de Instituição de Longa Permanência e a Influência das Narrativas Literárias e Musicais: estudo de caso. 2007. 85 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

SANTOS, Silvana Sidney Costa. Concepções teórico-filosóficas sobre envelhecimento, velhice, idoso e enfermagem gerontogeriátrica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 63, n. 6, p. 1035-1039, dez. 2010.

SILVA, Maria da Conceição. A Mediação da Leitura: o caso do Curso Sesc Vem Ler. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciências da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

THOMAZ, Fabiane; VALENCIA, Maria Cristina Palhares. Inclusão social do idoso através da leitura. CRB8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 5, p.148-160, 2012.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

CALHEIRA, F. J. S.; SANTOS, R. do R. As dimensões da mediação da informação como fundamento para a mediação da leitura voltada para o idoso. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 112916, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.112916. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/112916. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)