Mapeamento das unidades de ensino superior em instituições multicampi: análise das proximidades tecnológicas no Centro Estadual de Educação Paula Souza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245273.303-327

Palavras-chave:

Clusters em Instituições de Ensino Superior Multicampi, Análise de Redes Sociais, Informetria.

Resumo

As Instituições de Ensino Superior são consideradas pilares importantes ao desenvolvimento científico e tecnológico. Neste cenário, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, instituição de ensino multicampi, é formado por 73 Faculdades de Tecnologia distribuídas no estado de São Paulo. Analisam-se as proximidades entre as unidades do Centro Paula Souza, segundo as vocações tecnológicas, a fim de visualizar agrupamentos (clusters) formados a partir das suas similaridades. Como aporte metodológico para mapear a rede de proximidades entre as unidades de ensino, adotam-se a análise de redes sociais e a análise estatística multivariada de cluster. Observam-se três agrupamentos, a partir dos quais é possível visualizar as potencialidades de interação entre as unidades, suas forças, seus aspectos comuns e suas peculiaridades. Os resultados oferecem aporte às tomadas de decisão da gestão acadêmico-científica da instituição, assim como um método de análise para outras com estrutura semelhante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Ferreira da Rocha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da UNESP de Marília, Linha de pesquisa - Produção e Organização da Informação.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP

Doutora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da UNESP de Marília, Linha de pesquisa - Produção e Organização da Informação.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

ROCHA, R. F. da; GRÁCIO, M. C. C. Mapeamento das unidades de ensino superior em instituições multicampi: análise das proximidades tecnológicas no Centro Estadual de Educação Paula Souza. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 303–327, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245273.303-327. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/109247. Acesso em: 24 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)