A gaiola de chips: apontamentos sobre tecnologia, sociabilidade e cultura na sociedade da informação

Autores

  • Marco Antônio de Almeida

Palavras-chave:

Tecnologia, sociabilidade, cultura, sociedade da informação, internet

Resumo

Este texto analisa as relações entre tecnologia, sociabilidade e cultura. Em primeiro lugar comenta a oposição entre os defensores da tecnologia e seus adversários. Em seguida, constrói um breve histórico da origem dos computadores e das discussões sobre seus usos. A partir desse histórico, identifica as linhas de força que atuaram na constituição da Internet. Além disso, analisa o impacto da nova tecnologia da informação e da comunicação na economia e na cultura. Discute como essas mudanças influenciam as relações sociais. Trata da individualidade contemporânea e das comunidades virtuais. Mostra como a tecnologia pode influenciar as concepções de tempo e de espaço. O resultado é um conjunto de indicações para refletir acerca das ambigüidades das novas tecnologias e de seus usos sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio de Almeida

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (UNICAMP) Professor do Curso de Ciências da Informação e Documentação da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

DE ALMEIDA, M. A. A gaiola de chips: apontamentos sobre tecnologia, sociabilidade e cultura na sociedade da informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 13–34, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/109. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.