O Cinema enquanto polissistema: a Teoria do Polissistema como ferramenta para análise fílmica

Autores

  • Rosângela Fachel de Medeiros

Palavras-chave:

Polissistema. Literatura. Cinema.

Resumo

Partindo da idéia de que a Cultura é um Polissistema composto por outros polissistemas que estão em constante interferência e transformação através de inter e intra-relações, é proposta deste trabalho tornar visível a idéia de um Polissistema cinematográfico. Para tanto, apresenta a Teoria do Polissistema, idealizada por Itamar Even-Zohar a partir das proposições dos Formalistas Russos, para, em seguida, transpô-la para o universo cinematográfico. E a fim de corroborar a utilização da teoria no contexto cinematográfico é proposto um dialogo intertextual desta com as reflexões de Christian Metz acerca do fazer cinematográfico.

 

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Biografia do Autor

Rosângela Fachel de Medeiros

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e mestre e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, cinema, interdisciplinariedade, literatura, estudos culturais.

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Publicado

2010-03-10

Como Citar

DE MEDEIROS, R. F. O Cinema enquanto polissistema: a Teoria do Polissistema como ferramenta para análise fílmica. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 95–113, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10872. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo