COVID-19 e a circulação de informações em redes sociais: análise em um grupo brasileiro no Facebook sobre o Coronavírus

Autores

  • Douglas Farias Cordeiro Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0002-5187-0036
  • Anelise Souza Rocha Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás
  • Larissa Machado Vieira Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás
  • Kátia Kelvis Cassiano Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás
  • Núbia Rosa Da Silva Instituto de Biotecnologia Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245273.42-67

Palavras-chave:

Covid-19, Redes sociais digitais, Grupos sociais, Mineração de dados, Análise descritiva.

Resumo

Este artigo tem como objetivo quantificar e qualificar as informações que circulam nas redes sociais sobre o COVID-19, os assuntos abordados nas postagens, bem como as possíveis relações com outros assuntos, eventos ou eventos sociais, de forma a gerar um panorama representativo da percepção e reação social à pandemia de coronavírus. Para isso, técnicas estatísticas, mineração de dados e aprendizado de máquina são utilizadas para a caracterização, detecção de padrões e agrupamento de dados textuais. Os experimentos são realizados em um conjunto de dados textuais extraídos de um grupo público brasileiro sobre o COVID-19 da rede social Facebook. As análises estatísticas são cruzadas com dados sobre o avanço do número de infectados e com eventos político-sociais específicos, revelando variações e influências em termos de participação e engajamento no grupo analisado. Além disso, através dos resultados obtidos pelo método de agrupamento utilizado, são detectados dois grupos principais de postagens, o primeiro apresentando um padrão de conteúdo voltado para questões governamentais e o segundo para questões pessoais. Os resultados alcançados permitem ainda uma reflexão sobre os possíveis impactos sociais da criação ou ausência de políticas públicas para o enfrentamento da pandemia COVID-19.

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Biografia do Autor

Douglas Farias Cordeiro, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional, USP

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás

Anelise Souza Rocha, Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Comunicação, Universidade Federal de Goiás

Larissa Machado Vieira, Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Comunicação, Universidade Federal de Goiás

Kátia Kelvis Cassiano, Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, UFRJ

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás

Núbia Rosa Da Silva, Instituto de Biotecnologia Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional, USP

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

CORDEIRO, D. F.; ROCHA, A. S.; MACHADO VIEIRA, L.; CASSIANO, K. K.; DA SILVA, N. R. COVID-19 e a circulação de informações em redes sociais: análise em um grupo brasileiro no Facebook sobre o Coronavírus. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 42–67, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245273.42-67. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/106683. Acesso em: 19 abr. 2024.

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